Diretoria e representantes de sindicatos filiados à Fetamce marcaram presença no ato, realizado em Ibicuitinga, pelo reajuste salarial de 14,95% do magistério. O percentual foi fixado em lei desde janeiro pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
O ato foi organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá, Ibaretama, Banabuiú, Choró e Ibicuitinga (SINDSEP) e contou com caravanas mobilizadas pela Fetamce das cidades de Tamboril, Senador Pompeu, Quixeramobim, Crateús, Canindé, Caucaia e Fortaleza.
A manifestação, a princípio, teve concentração na sede do Sindsep em Ibicuitinga, seguindo em caminhada pelas principais ruas do município chegando a Prefeitura. Uma comissão foi recebida pela chefe do gabinete da gestão.
“Estivemos reunidos com a procuradora do município e com assessor da Secretaria de Educação. Os dois informaram que irão marcar uma agenda com o prefeito de Ibicuitinga, Franzé Carneiro. O canal de negociação está aberto e vamos seguir na luta pelo reajuste de 14,95%, que é fixado por lei”, ressaltou Neiva Esteves, presidenta do Sindsep.
A presidenta da Fetamce, Socorro Pires, esteve presente na tentativa de negociação com a administração municipal. Ela afirma que a federação participará das tratativas com a gestão, daqui para frente, a fim de garantir o reajuste. “Mostramos à população e aos gestores que o SINDSEP não está só nessa luta. Há uma solidariedade estadual às professoras e aos professores que estão com seus direitos negados”.
(com assessoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá, Ibaretama, Banabuiú, Choró e Ibicuitinga (SINDSEP))