Educação Financeira: Sindicato oferece curso para auxiliar servidores municipais de Canindé

O endividamento é uma realidade que afeta milhões de famílias brasileiras, sendo ainda mais alarmante entre servidores públicos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), cerca de 70% dos servidores públicos ativos no Brasil estão endividados.

Uma das principais causas desse endividamento é a facilidade de acesso ao crédito consignado. Nessa modalidade, as parcelas dos empréstimos são descontadas diretamente do salário, oferecendo segurança aos bancos e resultando em taxas de juros mais baixas. Contudo, esse sistema pode se tornar uma armadilha, já que muitos servidores acumulam empréstimos e ultrapassam o limite legal de comprometimento de 35% do salário, resultando em graves problemas financeiros.

Em resposta a essa situação, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé (SINDSEC), em parceria com a especialista em educação financeira Haline Cordeiro, lançou o programa “Foco no Dinheiro: Educação Financeira para Servidores Municipais de Canindé”. Esta iniciativa pioneira visa promover a educação financeira entre os servidores municipais, ajudando-os a melhorar a gestão de suas finanças pessoais e familiares, proporcionando maior estabilidade econômica e qualidade de vida.

O programa “Foco no Dinheiro” tem como público-alvo principalmente as servidoras municipais mulheres, que ocuparão 70% das vagas, com os servidores homens preenchendo os 30% restantes. Iniciado no último dia 7 de junho deste ano, a iniciativa terá duração de quatro meses, incluindo encontros quinzenais e atividades práticas como jogos educativos, planilhas de planejamento financeiro e mentorias individuais.

Regina Lemos, presidenta do SINDSEC, destaca a importância do projeto: “Através de um estudo prévio, compreendemos a necessidade de pautar a gestão financeira com os servidores de Canindé. O bem-estar econômico é fundamental na vida do servidor, e é também papel do sindicato auxiliar os servidores em suas preocupações e ajudar a tirar a categoria do sufoco econômico”.

 

Com informações do SINDSEC Canindé

 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO