7ª Marcha dos Servidores Municipais do Ceará será no dia 16 de setembro de 2016


A Fetamce reuniu na ultima quinta-feira, 7 de julho, os seus diretores e coordenadores regionais para planejar a sétima marcha estadual dos servidores municipais, que está marcada para o dia 16 de setembro de 2016.


Este ano, o tema é SERVIDORES EM LUTA – CONTRA O DESMONTE DOS MUNICÍPIOS E DOS DIREITOS. O slogan faz menção, primeiramente, à desestruturação dos equipamentos e cofres municipais, quando prefeitos que não conseguem eleger sucessores ou quando conquistam a eleição, e quebram, literalmente, o município. Isso acontece especialmente em ano eleitoral. Em segundo lugar, a temática aponta para o enfrentamento aos cortes de direitos dos trabalhadores anunciados pelo governo interino do Brasil, que constituem uma sanha golpista contra as conquistas sociais da Constituição de 1988 e os direitos trabalhistas.


O desmonte municipal pode ser exemplificado em atos como ambulâncias impedidas de rodar por falta de pneus, equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) destruídas, salários atrasados, documentos desaparecidos e equipamentos públicos roubados.


Já entre os direitos dos brasileiros que podem ser desmontados está o de se aposentar, com a proposta de instituição da idade mínima para acessar o beneficio, a flexibilização de direitos trabalhistas, a terceirização, a extinção da política de valorização do salário mínimo e a prevalência das negociações coletivas sobre os direitos legislados, atém de políticas de privatização dos serviços públicos, como educação e saúde.


A proposta é que a marcha envolva todo o movimento sindical e social, assim como órgãos de fiscalização e de controle público. Será feita também uma grande mobilização que percorrerá todo o estado e será construída uma campanha de mídia para fortalecer as pautas em discussão no evento.


A Marcha dos servidores municipais já faz parte do calendário de lutas do estado já colocou nas ruas nos últimos seis anos quase 30 mil trabalhadores. Em 2012, o tema desmonte municipal já tinha pautada a atividade, que este ano é acrescido do combate à tentativa de um governo neoliberal de por fim às políticas trabalhistas e sociais duramente conquistas pelos brasileiros.


Arraiá


O dia de atividades foi finalizado com a celebração do arraia da Fetamce, que colocou os servidores municipais para dançar e se confraternizar.


Veja na TV Fetamce:


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO