Fetamce recebe denúncias de práticas antissindicais cometidas por prefeituras

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) está recebendo denúncias dos sindicatos filiados sobre práticas antissindicais praticadas por prefeituras. A orientação é que as entidades enviem as informações até sexta-feira (30 de novembro).

São entendidas como práticas antissindicais e ataques à liberdade de organização dos trabalhadores:

  • Retirada do desconto em folha de mensalidade sindical;
  • Cassação da liberação de dirigentes classistas;
  • Mudanças na legislação municipal que restringem direitos sindicais e de organização dos trabalhadores;
  • Retirada do salário ou gratificações de dirigentes classistas.

A Federação explica que é necessário enviar documentação comprobatória das denunciais, como por exemplo extrato de lei modificada, ofícios comunicando mudança, troca de e-mails e outros. Os dados devem ser encaminhadas ao e-mail fetamce@fetamce.org.br.

Também são consideradas condutas antissindicais, conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT):

  • Omissão da legislação em proteger o instituto do sindicato;
  • Ação institucional contrária à saúde dos sindicatos por meio de perseguições, seja política ou militar, coibindo as negociações e o reconhecimento dos mesmos e até mesmo apropriar-se de recursos sindicais;
  • Repressão para a não sindicalização.

“Com as denúncias catalogadas, a Fetamce tomará as devidas providências junto aos órgãos competentes em relação às práticas antissindicais e às perseguições contra funcionários públicos municipais”, afirma Enedina Soares, presidente da entidade estadual.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO