Plataforma das Eleições Municipais 2020

Uma entidade sindical não é um partido, mas é um ente político que tem lado. E é sempre o da classe a que pertence. É sempre do lado dos trabalhadores. É obrigação do sindicalismo fazer o trabalho de educação política e esclarecer os interesses em jogo no processo político eleitoral. Por isso, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) se unem para apresentar aos candidatos e às candidatas para cargos eletivos e para a sociedade a Plataforma dos Servidores/as Municipais, Jornalistas e Professores/as de Fortaleza para as Eleições 2020.

É importante frisar que, desde 2015, vivemos o acirramento da disputa de projetos políticos para o país. Nesse sentido, servidores, educadores e operários da notícia entendem como fundamental para a classe trabalhadora garantir a continuidade e o aprofundamento de políticas que fortaleçam o projeto de sociedade democrática, o que implica desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda, inclusão social, geração de emprego de qualidade, concursos públicos, trabalho decente e direito à comunicação e informação.

O material, construído pelas três entidades parceiras, elenca as principais pautas dos segmentos, debatidas nos últimos congressos estaduais de cada categoria. As propostas apresentadas são o espelho do que servidores públicos, professores e jornalistas esperam para o Ceará e para o Brasil, tanto do Executivo quanto do Legislativo.

A Plataforma é, ainda, um instrumento para a consolidação de parcerias no movimento sindical e social, para o enraizamento de propostas e intervenção efetiva nos rumos das cidades do Ceará. O documento é uma referência para posicionamentos, negociação, mobilização e acompanhamento das políticas a serem implementadas.

Tudo isso vai na perspectiva da consolidação de um projeto de desenvolvimento democráticopopular capaz de ampliar a capacidade do Estado em investir em infraestrutura, sistemas tributários justos e em políticas públicas voltadas para o atendimento da população, em especial nas áreas educação, saúde, mobilidade urbana, segurança e proteção social. As propostas também defendem a retomada de direitos usurpados, especialmente os do trabalho, e fortalecimento dos processos de democracia direta e participativa.

As Eleições Municipais de 2020 serão um teste decisivo para os rumos do Brasil. Assim, chamamos as candidatas e os candidatos às Câmaras Municipais e às Prefeituras de todo o Ceará a firmarem compromisso público para defender a dignidade dos servidores públicos municipais, professores de Fortaleza e jornalistas, assim como a responsabilidade social que carregam estas profissões, as liberdades, a democratização do Estado, os direitos humanos, a consolidação da democracia e, principalmente, a garantia de uma sociedade justa e igualitária.

Direções da Fetamce, do Sindiute e do Sindjorce

Baixe o documento na íntegra:


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO