Ato em defesa da Democracia marcará abertura do IX Congresso da Fetamce


Terá início nesta sexta-feira (07/07) o IX Congresso da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). A solenidade de abertura do evento, que acontecerá às 19 horas, no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE), será marcada por Ato em Defesa da Democracia, dos Direitos e dos Serviços Públicos.


O ato político irá reunir os movimentos sindical e social, assim como políticos progressistas. Um dos convidados é o professor Luiz Moreira Gomes Júnior, ex-integrante do Conselho Nacional do Ministério Público e professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de Contagem (MG).


O Congresso, que vai até domingo, 9 de junho, deve reunir 400 participantes, sendo 350 delegados, representando servidores públicos de 160 cidades do Ceará, e mais 50 observadores e convidados.


A atividade acontece a cada três anos e determina as demandas principais destes trabalhadores. Nesta edição, o tema é: “Reconstruir nas lutas os Direitos e a Democracia” e aponta para o fortalecimento do processo de resistência do ramo dos servidores municipais frente à conjuntura de desmonte dos direitos e da Democracia. A proposta é reforçar a luta e construir propostas alternativas para este momento em que enfrentamos uma grande ofensiva do Capital contra os trabalhadores.


Conforme Enedina Soares, presidente da Fetamce, “o Congresso da Fetamce terá de debruçar-se também sobre uma perspectiva crítica e repensar nossas ações para essa crucial quadra de nossa história. Estamos vivendo extremos e, ao mesmo tempo, esta será a oportunidade de revisitar nossas propostas programáticas de mudança da sociedade e sua conexão com nossa perspectiva socialista e democrática.”, explica.


Ao todo, serão 30 horas de painéis, grupos de trabalho, plenárias e homenagens. O Congresso contará ainda com o lançamento de duas edições da Revista F, vídeo de balanço do mandato 2014/2017, exposição temática e com a apresentação do relatório das campanhas salariais dos últimos anos. A programação, que segue abaixo, foi aprovada pelo Conselho Diretor da Federação, que reúne representantes de todos os sindicatos filiados.


PROGRAMAÇÃO


 


1º DIA (07/07/17 – Sexta-Feira)


 


09h – Plenária Sindical


 


11h – Credenciamento


 


13h – Exposição: Revoluções


 


14h – Painel: Desmonte e Resistência – Os Servidores Municipais no Brasil Pós Golpe

Palestrantes: Alfredo Pessoa (Prof.  do Departamento de Economia – UFC); Enedina Soares (Presidenta da Fetamce); Vilaní Oliveira  (Presidenta da Confetam) ; Graça Costa (Secretária de Relações do Trabalho  – CUT Brasil)


Coordenador: Antonio Marcos (Secretário de Relações do Trabalho da Fetamce)


 


19h – Ato em Defesa da Democracia, dos Direitos e dos Serviços Públicos


 


2º DIA (08/07/17 – Sábado)


 


08h – Leitura do Regimento Interno


Coordenação: Carmem Santiago (Secretária de Formação da Fetamce) e Rafael Fernandes (Secretário LGBT da Fetamce)


 


8h30 – Mesa de Debates: A Ofensiva do Capital contra os Direitos Sociais e a Democracia


Palestrantes: Alba Carvalho (Professora da UFC), Adelaide Gonçalves (Professora da UFC) e Denise Mota Dau (Internacional de Serviços Públicos – ISP)


Coordenação: Nadja Carneiro (Secretária de Juventude da Fetamce) e Sheila Gonçalves (Secretária da Mulher Trabalhadora da Fetamce)


 


12h30 – Almoço


 


14h – Balanço Político e Organizativo da Fetamce


Apresentação: Enedina Soares (Presidenta da Fetamce)


Convidados: Regionais da Fetamce, ISP, Assessoria de Comunicação e Dieese

Com lançamento de publicações Federação: Revistas F e Memórias das Lutas


 


15h – Grupos Temáticos de discussão do Plano de Lutas:

 


Grupo 01 – Democracia Política


Convidados: Epitácio Macário (Professor da UECE) e Elmano de Freitas (Deputado Estadual)


Coordenação: Sheila Gonçalves (Secretária da Mulher Trabalhadora da Fetamce) e Barroso de Paula (Secretário de Saúde do Trabalhador da Fetamce)


Assessoria: Vicente Flávio



Grupo 02 – Democracia Econômica


Convidados: Fábio Sobral (Professor da UFC)


Coordenação: Valdeci Antunes (Vice-presidente da Fetamce) e Júnior Matos (Secretário de Assuntos Jurídicos da Fetamce)


Assessoria: Alba Cristina



Grupo 03 – Comunicação, Organização e Mobilização Sindical


Convidados: Samira de Castro (Presidente do Sindjorce) e Dênis Nacif (Mídia Ninja)


Coordenação: Édila Vasconcelos (Secretária de Comunicação da Fetamce) e Aurenice Santiago (Secretária de Políticas Sociais da Fetamce)


Assessoria: Rafael Mesquita



Grupo 04 – Igualdade de Oportunidades


Convidados: Dediane Souza (Coordenadora Executiva de Diversidade Sexual de Fortaleza), Kellynia Farias (Núcleo de Africanidades Cearenses – UFC) e Rubinho Linhares (Assessor Parlamentar)


Coordenação: Ninivia Campos (Secretária de Combate ao Racismo da Fetamce) e Luciene Oliveira (Secretária de Administração e Finanças da Fetamce)


Assessoria: Anderson Almeida



Grupo 05 – Serviços Públicos – Saúde, Educação e Previdência


Convidados: Frederico Melo (Técnico do Dieese) e José Silvestre Prado de Oliveira (Coordenador de relações sindicais do Dieese)


Coordenação: Carmem Santiago (Secretária de Formação da Fetamce) e Valter Saraiva (Secretário de Organização da Fetamce)


Assessoria: Rosilene Cruz


 


17h – Coffee Break


 


20h – Noite das Revoluções (com jantar)


 


3º DIA (09/07/17 – Domingo)


 


08h – Interação dos delegados com as crianças da creche


Lançamento do livro: O Gatinho Azul, de Tayná Cesar


 


08h30 – Plenária Final


Eleição da Diretoria da Fetamce


Coordenação: Socorro Pires (Secretária de Meio Ambiente da Fetamce) e Nadja Carneiro (Secretária de Juventude da Fetamce)


 


13h – Almoço


 


Serviço:


Abertura do IX Congresso da Fetamce


Sexta-feira (7 de julho), às 19h


Auditório da Universidade do Parlamento Cearense – UNIPACE (Prédio Anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará, Edifício dep. Jose Euclides Ferreira Gomes – Rua Barbosa de Freitas S/N)


 


Outras informações:


Rafael Mesquita – Assessor de Comunicação


(85) 98867.5620


Source: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO