Promovido pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Sobral (Sindsems), em parceria com a Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Sobral (AACE), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social e Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). Reuniu cerca 360 participantes das 28 representações dos municípios que compõem a 11ª Região de Saúde.
Como palestrante, o secretário municipal da saúde de Sobral Dr. Carlos Hilton, abordou sobre o Papel dos Agentes de Combate às Endemias na atenção básica no controle das infestações endêmicas, salientando para a necessidade da desprecarização das relações de trabalho para a melhoria do trabalho dos profissionais de Saúde do município com relação à prevenção da Dengue.
O evento contou ainda, com palestra do Dep. João Ananias, que fez uma análise da conjuntura atual em relação à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos agentes comunitários e agentes de endemias. Avaliando que a PEC irá atribuir à União competência, por meio de lei federal, para financiar piso salarial nacional e disciplinar o plano de carreira dessas categorias. “Somos favoráveis e estamos juntamente com outros parlamentares fazendo
articulações para que a PEC seja colocada em votação”, Finalizou.
Após esse segundo momento, na sua exposição da Dra. Haline Cordeiro, consultora da FETAMCE e dirigente do INAPE (Instituto Nacional de Assessoria, Projetos e Eventos), iniciou palestra sobre Plano de Cargos e Carreiras e Salários para os profissionais da saúde, propondo subsídios técnicos e jurídicos, especificamente nas diretrizes e estratégias para
elaboração das leis na sua base municipal.
Segundo o presidente do Sindicato-Sindsems, Célio Brito “Nesse momento, precisamos de ampla mobilização dos Trabalhadores em torno dessa pauta decisiva para o fortalecimento da carreira dos agentes”, defende. A Diretoria executiva do Sindicato-Sindsems e da Associação dos Agentes de Endemias de Sobral, pretende com a realização do evento, fortalecer a luta dos agentes municipais e ampliando o debate, estendendo para os agentes de toda a macrorregião, para unificar todas as propostas em construção.
Fonte: Fetamce