Decreto autoriza antecipação de metade do 13º dos beneficiários do INSS para agosto

O Diário Oficial da União publicou na sexta-feira decreto que autoriza a antecipação de metade do décimo terceiro salário dos benefíciários do INSS em agosto. Nos últimos anos esse pagamento ocorreu rotineiramente neste mês, mediante acordo acertado com as centrais sindicais, que expirou ano passado e foi renovado em junho deste ano.


Agora existe uma proposta, ainda em estudo pelo governo, de tornar essa antecipação obrigatória a partir de 2013, provavelmente pagando os beneficiados no mês de junho.


Neste ano, o crédito para cerca de 24,6 milhões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será depositado entre os cinco últimos dias úteis de agosto e os cinco primeiros dias úteis de setembro.


Dessa forma, pensionistas com o número do benefício encerrado em 1 (excluindo o dígito) devem receber no dia 25 de agosto, enquanto aqueles com dígito final “zero” serão os últimos, com pagamento previsto para 8 de setembro.


Ano passado, 23,6 milhões de beneficiados receberam a primeira parcela antecipada do décimo terceiro, o que representou uma injeção de recursos de R$ 9 bilhões na economia dos municípios, de acordo com dados do Ministério da Previdência.


É a sexta vez que a Previdência paga antecipadamente uma parcela dessa gratificação. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre governo e entidades representativas de aposentados e pensionistas.


Os segurados do INSS podem acompanhar o calendário de pagamentos de 2011 pelo site da Previdência Social. Cartazes com o cronograma também foram distribuídos à rede bancária e às agências de Previdência Social.


Dúvidas sobre as datas do pagamento também podem ser esclarecidas por meio da central 135. A ligação é gratuita a partir de telefones fixos ou públicos e tem custo de chamada local, quando feita de celular.
Fonte: Fetamce

DEIXE UM COMENTÁRIO