Servidores municipais cearenses tomam posse na nova diretoria da Confetam

A nova direção da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público (Confetam/CUT) tomou posse na noite da última terça-feira (18), em solenidade virtual que reuniu representantes da Internacional de Serviços Públicos (ISP), Central Única dos Trabalhadores (CUT), federações estaduais de servidores públicos municipais e sindicatos da categoria de todo o país. Dos 46 cargos, pelo menos seis serão ocupados por representantes do Ceará, indicados pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e seus sindicatos filiados.

Os cearenses no novo agrupamento são Maria Ozaneide de Paulo, reeleita Secretária da Mulher Trabalhadora, Vilani de Souza Oliveira, que encerrou segundo mandato de presidenta da Confetam e agora passa a ocupar a Secretaria de Combate ao Racismo, Oldack Cezar Rocha Sucupira, que foi conduzido ao cargo de Secretário de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador, Maria das Dores Rodrigues dos Santos, que ingressa no coletivo para ocupar a 3ª Suplência da diretoria, José Ronildo Beserra de Brito, que chega como 8º suplente, e Rafael Fernandes Ferreira, empossado como 1° Suplente do Conselho Fiscal. Os dirigentes são oriundos, respectivamente, das cidades de Aquiraz, Maracanaú, Crato, Caucaia, Tarrafas e Jaguaribe.

A Diretoria

Com 63,04% de renovação, a nova direção da Confederação, é formada por diversas categorias profissionais que atuam no serviço público municipal. Professoras e professores são maioria, com 21 docentes, 45,65% do total de dirigentes sindicais. Em segundo lugar vêm advogadas e advogados, com três representantes (6,52%). Em terceiro aparecem bibliotecários, auxiliares administrativos, assistentes sociais e guardas civis, com dois representantes (4,35 %) cada.

Com um representante, outras 14 profissões – oficial de administração, cozinheira, agente administrativo, técnica em higiene dental, assistente de gestão de políticas públicas, fiscal de tributos, cirurgião dentista, socorrista, técnico em contabilidade, motorista, agente de combate às endemias, técnica em radiologia, agente de vigilância sanitária e fiscal sanitário -, também compõem a nova direção, somando 30,44%.

No comando do ramo dos municipais até 2025

Professora da rede pública e presidenta do Sindicato dos Servidores de Criciúma, município do estado de Santa Catarina, Jucélia Vargas assumiu a Presidência da Confetam/CUT. Empossada em cerimônia virtual prestigiada pelos quatro representantes dos servidores municipais na direção nacional da CUT – Graça Costa, Junéia Batista, Jandyra Uehara e João Batista Gomes –, Jucélia Vargas ficará no comando do ramo até 2025.

Como desafio para a gestão que iniciou hoje, Jucélia destacou o esforço de todes para que as políticas da Confetam/CUT de defesa dos servidores públicos e da classe trabalhadora sejam efetivamente implementadas pelos sindicatos, com o suporte das federações, nos mais de 800 municípios onde o ramo dos servidores municipais CUTistas está organizado. “É preciso que, o que a gente defina nacionalmente, se materialize nos municípios”, apontou a presidenta.

Prioridade é derrubar a PEC 32 e Bolsonaro

Entre as prioridades da nova gestão, empossados e convidados enfatizaram em seus discursos a importância da união das forças dos servidores dos governos municipais, estaduais e federal para derrubar o presidente fascista Jair Bolsonaro por crime de genocídio e barrar a Reforma Administrativa (PEC 32), que desmonta o Estado brasileiro e os direitos dos servidores para privatizar os serviços públicos.

Legado de unidade

Como legado de sua gestão, Vilani Oliveira deixa a concretização de um antigo sonho coletivo: a unidade dos servidores das três esferas de governo, dos trabalhadores da educação pública e da seguridade social. Essa união tomará corpo na noite do próximo dia 27, quando as entidades nacionais do serviço público CUTista lançam a campanha A Reforma Administrativa faz mal ao Brasil.

Na data, Confetam, Fenasepe (Federação Nacional dos Servidores e Empregados Públicos Estaduais e do DF), Condsef  (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação) e CNTSS (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social) lançam juntas o Manifesto do Serviço Público contra a PEC 32.

“Conseguir juntar essas cinco entidades numa composição de unidade que persista pós-derrota da Reforma Administrativa é a realização de um sonho. Essa construção é o grande legado que vamos deixar”, afirmou Vilani Oliveira.

Composição da Diretoria da Confetam (2021-2025):

EXECUTIVA
Jucélia Vargas Vieira de Jesus Presidência
Cícera Isabel Batista de Melo Vice Presidência
João Gabriel Guimarães Buonavita Secretaria Geral
Luciana Maria de Melo Secretaria Geral Adjunta
Sirlene Vaz de Moura Silva Secretaria de Finanças
Misael Elson Borges Secretaria de Finanças Adjunta
Maria Zelita dos Ramos Secretaria de Relações do Trabalho
Clemilde Cortes Pereira Secretária de Relações do Trabalho Adjunta
Wésia Nogueira de Sena Secretaria de Formação Política
Maurício José Gomes Mendes Secretaria de Organização e Política Sindical
Andreia Nunes Secretaria de Organização e Política Sindical Adjunta
Irene Rodrigues da Silva Secretária de Políticas Públicas e Sociais
Itanamara Guedes Cavalcante Secretaria de Políticas Públicas e Sociais Adjunta
Francisco de Assis Gomes Filho Secretaria de Relações Internacionais
Celio Vieira de Sousa Secretaria de Comunicação e Imprensa
Vlamir Lima Secretaria de Comunicação e Imprensa Adjunta
Maria Ozaneide de Paulo Secretaria da Mulher Trabalhadora
William Ampese Secretaria de Juventude
Vilani de Souza Oliveira Secretaria de Combate ao Racismo
Oldack Cezar Rocha Sucupira Secretaria de Saúde da Trabalhadora e Trabalhador
Raimundo Nonato Soares Secretaria de Saúde da Trabalhadora e Trabalhador Adjunta
Sueli Silvia Adriano Secretaria LGBTQI+
Silvana Teresa Piroli Secretaria de Assuntos Juridicos
Paulo Gomes de Freitas Secretaria de Assuntos Juridicos Adjunta
Tarsys Henrique Gama dos Santos Secretaria de Mobilização e Relações com os Movimentos Sociais
Carlos Aparecido da Silva Melo Secretaria de Mobilização e Relações com os Movimentos Sociais Adjunta
SUPLENTES
Dilma Gomes da Silva 1ª Suplente
Sirdennys da Silva Santana 2ª Suplente
Maria das Dores Rodrigues dos Santos 3ª Suplente
Eli Samuel Xavier Passos 4º Suplente
Juçara Rosa Silva 5ª Suplente
Eunice Ruth Araujo Lopes 6ª Suplente
Ronaldo do Prado Ferreira 7° Suplente
José Ronildo Beserra de Brito 8° Suplente
Sara do Carmo Soares 9ª Suplente
Maria do Socorro de Freitas Gomes 10ª Suplente
Lilian Mozer 11ª Suplente
Patrícia Macário Gomes 12ª Suplente
Francisca Sirlene de Oliveira 13ª Suplente
Flávia Aparecida Veiga 14ª Suplente
CONSELHO FISCAL
Rodrigo Gomes Abreu 1° Titular Conselho Fiscal
Leive Maria Dallarosa 2ª Titular Conselho Fiscal
Antonio Carlos do Nascimento 3° Titular Conselho Fiscal
Rafael Fernandes Ferreira 1° Suplente do Conselho Fiscal
Isaura Tereza Bicalho 2ª Suplente do Conselho Fiscal
Arlete de Souza 3ª Suplente do Conselho Fiscal

 

Com informações da Confetam


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO