Servidores de 156 cidades discutirão a resistência ao desmonte dos direitos


A luta contra retrocessos e contra a retirada de direitos da classe trabalhadora vai ser o principal objetivo da “Jornada da Resistência”. O evento acontece de 28 a 30 de novembro, no Hotel Romanos, em Fortaleza e é organizado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).


 


Servidores de 156 municípios do Ceará participarão da atividade, que pretende fortalecer a luta contra diversas ameaças, como a flexibilização das leis do trabalho, a entrega do Pré-Sal ao capital estrangeiro, a legalização de um esquema financeiro que usa a dívida pública e é muito semelhante ao que quebrou a Grécia, o desmonte da previdência social, o PLP 257/16 que junto com a PEC 241 ou 55/16 pode interromper investimentos públicos por pelo menos vinte anos.


 


“Para barrar esses ataques só uma forte unidade entre a classe trabalhadora. É inadmissível que retrocessos sociais aconteçam numa escalada assustadora. A unidade e mobilização são determinantes nesse momento para assegurar que todos os nossos direitos sejam respeitados. Nenhum direito a menos. Nenhum passo atrás”, diz Enedina Soares, presidente da Fetamce.


 


Convidados


 


A “Jornada da Resistência” contará com a participação de especialistas e pesquisadores dos cenários local, nacional e internacional, como Carlos Ledesma Céspedes, da Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas – CSA, e Raul Negrete, da Central Sindical dos Trabalhadores do Paraguai (CESITP).


 


Participam também Alba Carvalho, Doutora em Sociologia – Professora da UFC; Giovanni Alves, Doutor em Ciências Sociais – Professor da Unesp; Adelaide Gonçalves, Doutora em História – Professora da UFC, Carliana Isabel, Estudante da Ocupação UFC / DCE; Fabio Maia Sobral, Doutor em Filosofia – Professor da UFC, e Newton Albuquerque, Doutor em Direito – Professor da UFC.


 


Oficinas


 


Nas “Oficinas Temáticas Sindicalismo em Tempos de Crise”, os mais de 200 participantes também terão a oportunidade de mergulhar na preparação de estratégias em negociação coletiva, orçamento público, dívida pública, justiça fiscal e organização sindical. A meta é que as discussões possam apontar alternativas para as adversidades colocadas e garantir conquistas para os trabalhadores das cidades do Ceará.


 


Não ao golpe


 


Ao longo da jornada a Federação vai abordar a necessidade de construir espaços de resistência e autonomia frente ao capital, denunciar o contexto político de golpe que vivemos e mostrar que é inadmissível o desmonte das ainda incipientes conquistas na construção de políticas públicas. A crítica direciona-se ainda ao governo Michel Temer, visto como ilegítimo e à serviço das classes dominantes.


 


Serviço:


 


Abertura da Jornada da Resistência


Segunda-feira, 28 de Novembro


13h30 – Hotel Romanos (R. Pe Pedro Alencar, 2012 – Messejana)


 


Programação:


 



p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 5.0px; font: 11.7px ‘Times New Roman’; color: #000000; -webkit-text-stroke: #000000}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 5.0px; font: 11.7px ‘Times New Roman’; color: #000000; -webkit-text-stroke: #000000; min-height: 13.0px}
span.s1 {font-kerning: none}
span.s2 {text-decoration: underline ; font-kerning: none}


28 de Novembro


 


10h – Feira da Resistência – Corredor do 1º Piso – Hotel Romanos


 


11h – Almoço


 


Cerimonialista: Washington Feitosa


 


13h30 – Abertura Institucional


 Lançamento do Livro: O Ceará e a Resistência ao Golpe de 2016. Apresentação: Alba Carvalho (Doutora em Sociologia – Professora da UFC) – Coordenadora de Mesa: Enedina Soares


 


14h:30h – Conferência de Abertura: É Hora de Resistência Popular!


Coordenadores de Mesa: Enedina Soares e Valdeci  Antunes


Convidados: Giovanni Alves (Doutor em Ciências Sociais – Professor da Unesp), Carlos Ledesma Céspedes (Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas – CSA) e Raul Negrete (CESITP – Paraguai)


 


17h Painel: Nenhum Direito A Menos – Não às Reformas Neolibeirais


Coordenadores de Mesa: Socorro Pires e Édila Vasconcelos


Convidados: Adelaide Gonçalves (Doutora História – Professora UFC) e Carliana Isabel (Estudante da Ocupação UFC / DCE)


 


 


29 de Novembro


 


8h – Oficinas Temáticas: Sindicalismo em Tempos de Crise


 


Sala 1: Negociação Coletiva e Orçamento Público (Ambrósio Ferreira – consultor financeiro / Rosilene Cruz – Técnica do Dieese) – Coordenadores de Mesa: Ant. Marcos e  Aurenice Santiago.


 


Sala 2: Dívida Pública (Enio Pontes – Auditoria Cidadã da Dívida Pública) e Justiça Fiscal (Fátima Gondim – Instituto Justiça Fiscal) – Coordenadores de Mesa: Barroso de Paula, Magnaldo e Carmem Santiago


 


Sala 3: Organização Sindical (Ari Aloraldo – Secretário de Organização da CUT Nacional)- Coordenadores de Mesa: Valter Saraiva, Sheila Gonçalves e Junior Matos


Lançamento da Cartilha de Organização Sindical – (Participação: João Bosco – Assessor Contábil e Luciene Alves – Secretária de Finanças)


 


12h:30 – Almoço


 


14h – Oficinas Temáticas: Sindicalismo em Tempos de Crise


 


Sala 1: Negociação Coletiva e Orçamento Público (Ambrósio Ferreira – consultor financeiro / Rosilene Cruz – Técnica do Dieese) 


Coordenadores de Mesa: Ant. Marcos e  Aurenice Santiago.


 


Sala 2: Dívida Pública (Enio Pontes e Cristiane Oliveira – Auditoria Cidadã da Dívida Pública) e Justiça Fiscal (Fátima Gondim – Instituto Justiça Fiscal)


Coordenadores de Mesa: Barroso de Paula, Magnaldo Barros Franco e Carmem Santiago


 


Sala 3: Organização Sindical (Ari Aloraldo – Secretário de Organização da CUT Nacional)


Coordenadores de Mesa: Valter Saraiva, Sheila Gonçalves e Junior Matos


 


15h – Diretrizes para Plataforma de Lutas para 2017 –  Grupo 01 – Facilitadora: Rosilene Cruz – Dieese; Grupo 02 – Facilitador: Anderson Almeida; Grupo 03 –  Facilitador: Vicente Flávio


 


17h – Plenária final – Construção da Plataforma de Lutas a curto, médio e longo prazo (diretrizes para o ano de 2017).


 


19h30 – Atividade Cultural: Noite da Resistência – Organizadora : Socorro Pires e equipe


 Certificação dos Cursos de Liderança Juvenil no Movimento Sindical e Academia de Líderes


 


 


30 de Novembro


 


9h – Conferência Final: Nosso Horizonte é de Luta!


Coordenadores de Mesa: Nadja Carneiro, Ninivia  Campos e Rafael Fernandes


Convidados: Fabio Maia Sobral (Doutor em Filosofia – Professor UFC) e Newton Albuquerque (Doutor em Direito – Professor UFC).


 


15h – Audiência Pública de Lançamento da Campanha Salarial 2017 dos Servidores Municipais do Ceará – Resistência: uma exigência em tempo presente, por – Alba  Carvalho (Professora/Doutora em Sociologia UFC)


Local: Assembleia Legislativa do Ceará (Av. Des. Moreira, 2807 – Dionísio Torres, Fortaleza).


 


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO