Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSEP) de Jucás, trabalhadoras (es) decidiram, por maioria, encerrar o estado de greve acordado na última semana. A decisão decorre de aprovação da proposta feita pela gestão municipal atendendo a vários pontos da Campanha Salarial 2024.
Segundo Samara Lopes, presidenta da entidade, a prefeitura comprometeu-se a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) garantindo a elaboração dos Planos de Cargos e Carreiras, um pleito antigo do SINDSEP Jucás. Houve a grantia de mudança, também, no acréscimo salarial dos professores com especialização, que recebiam apenas 3% a mais, e, agora, passarão a receber 5%.
Samara detalha, ainda, que havia uma dívida histórica com os servidores de nível medio, que recebem um salário mínimo, e passarão a ganhar uma média de R$ 150 a mais. As (os) servidoras (es) conquistaram, ainda, o reajuste das categorias que recebem valor superior ao mínimo. “Tinha sido votado, no mês passado, apenas 8%, sem negociação com o sindicato. Conmseguimos mais 7%, subindo para 15% de reajuste para essas categorias”.
De acordo com a dirigente sindical, o saldo é positivo. “A gestão municipal entendeu a necessidade do diálogo, de uma negociação junto ao sindicato. Tanto a entidade quanto as (os) servidoras (es) ganham muito com isso. Unidos, garantimos as mudanças que há tempos vinham sendo solicitadas”, avalia.