A secretária de Organização e Política Sindical da Fetamce e conselheira Nacional de Saúde, Carmem Santiago, e o secretário de Saúde do Trabalhador da Confetam e suplente da entidade, Oldack Sucupira, participaram de uma intensa agenda no Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília, ao longo dos últimos quatro dias.
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, ocorreu o planejamento estratégico do CNS para o triênio até 2027. Durante essa etapa, foram definidas metas e estratégias, além da análise de desafios internos e externos que afetam a saúde pública e a atuação do conselho. O planejamento resultou em deliberações práticas para nortear as ações nos próximos anos.
Já nos dias 12 e 13 de fevereiro, aconteceu a Reunião Ordinária (RO) do CNS, que ocorre mensalmente. Um dos grandes destaques foi a aprovação de um programa voltado à capacitação e à saúde dos trabalhadores, especialmente aqueles que atuam na área da saúde. Segundo Carmem Santiago, essa iniciativa terá um impacto significativo para a categoria e para as bases sindicais.
Para Carmem, o fortalecimento do controle social é essencial para a garantia da democracia e da participação popular nas políticas de saúde. “A Fetamce tem compromisso com essa pauta e segue atuando para que os trabalhadores e trabalhadoras tenham voz nas decisões que impactam suas vidas e sua saúde”, destaca a dirigente.
Além disso, os representantes sindicais estão envolvidos na organização da 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. No Ceará, as etapas municipais acontecem até 31 de março, seguidas pela fase regional. A etapa nacional será realizada em Brasília nos dias 20 e 21 de agosto.