Regionais Metropolitana e de Crateús debatem a VI Marcha e a V Jornada da Fetamce


A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) iniciou a série de encontros regionais preparatórios para a VI Marcha dos Servidores Municipais, que traz como tema: “Vire o jogo! É hora de justiça fiscal, desenvolvimento e investimento público” e para a V Jornada do Trabalho Decente, que discutirá a “Gestão Municipal e Financiamento do Serviço Público”.


Na última quarta-feira, 23 de setembro, e na quinta-feira, 24 de setembro, reuniram-se, respectivamente as regionais Metropolitana e de Crateús. As atividades pautaram as temáticas e desenharam o prognóstico do número de participantes da atividade por cada cidade presente.


A VI Marcha e a V Jornada colocam em discussão alternativas para crise econômica e propostas de financiamento dos serviços públicos, com o entendimento de que a base da pirâmide social não pode arcar com as consequências das políticas de austeridades agora implantadas nos planos federal, estadual e municipal.


Sendo assim, para a Fetamce é preciso mudar.  É preciso fazer reformas profundas no país, eliminando a lógica injusta e predatória do sistema fiscal brasileiro, adicionada à falta de políticas de desenvolvimento local e investimento público municipal.


Conforme a discussão apresentada nos materiais apresentados durante os eventos, é preciso enfrentar a discussão de um financiamento sustentável para os serviços públicos básicos e dar fim à fraude e evasão fiscal das empresas e camadas mais ricas da sociedade. O objetivo é aumentar a pressão pública sobre os governos para que todos paguem os impostos que devem e para garantir serviços públicos gratuitos e de qualidade, com servidores valorizados, assim como, entre outras coisas, saúde e educação para todos os cidadãos.


“A VI Marcha e a V Jornada dos Servidores Municipais vão levantar a bandeira de que justiça fiscal, desenvolvimento e investimento público estão extremamente ligados à melhoria dos serviços públicos e à existência de servidores públicos”, explica Enedina Soares, presidente da Fetamce.


Sendo assim, a entidade propõe alternativas, como medidas de impostos progressivos; taxação das grandes fortunas, heranças e transações financeiras; e combate à corrupção e aos incentivos fiscais infinitos.


Agenda


A Federação convoca os parceiros para somar forças no evento de rua acontecerá no dia 11 de novembro de 2015 e nas discussões seguintes, nos dias 12 e 13, entendendo que a luta por justiça fiscal e pelo crescimento das cidades é determinante para tosos os trabalhadores brasileiros.


 


Programação:


VI MARCHA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS


VIRE O JOGO – É HORA DE JUSTIÇA FISCAL, DESENVOLVIMENTO E INVESTIMENTO PÚBLICO


11/11/2015


Concentração: 8 horas, na Praça da Bandeira (Centro de Fortaleza – CE)


Programação prévia da VI Marcha:


8h – Concentração na Praça da Bandeira. Caminhada no Centro


15h – Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE)


19h – Jantar de Integração Brasil/América Latina


 


V JORNADA DO TRABALHO DECENTE


GESTÃO MUNICIPAL E FINANCIAMENTO DO SERVIÇO PÚBLICO


12 e 13/11/2015


8 às 20 horas – nos dois dias – Hotel Porto D’aldeia (Av. Manoel Mavignier, 6433 – Sabiaguaba, Fortaleza – CE)


Programação prévia da V Jornada:


12/11


MANHÃ:


Abertura – 8h


Conferência Internacional – 9h


O Serviço Público na América Latina


Lançamento da Campanha da ISP – 11h30


“Por Justiça Fiscal: Perspectivas Globais”


ALMOÇO – 12h


TARDE:


Mesa 1 – 14h


Panorama do Desenvolvimento e da Justiça Fiscal no Brasil e na América Latina


Mesa 2 – 16h


Alternativas de Financiamento do Serviço Público


NOITE – 19h30


Noite Cultural Feminista


13/11


MANHÃ:


Mesa 1 – 8h


Controle Social, Medidas Contra a Evasão Fiscal e a Corrupção


Mesa 2 – 10h


As reformas estruturais que o Brasil precisa fazer: tributária, política e dos meios de comunicação


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO