Os professores de Crateús estão nas ruas nesta segunda-feira (09/05). A categoria iniciou nova greve após três tentativas de acordo mediadas pela justiça, entre o Sindicato representativo da classe e a gestão municipal.
A gestão municipal de Crateús, na pessoa do Prefeito Marcelo Machado, se recusa a estabelecer o aumento de 33,24%, percentual que deve ser aplicado, de forma linear, de acordo com os mecanismos de cálculo do benefício colocados pela Lei do Piso do Magistério.
O executivo ofereceu apenas 5%, na primeira negociação e na última propôs 10% parcelado em duas vezes, porém sem os retroativos. Essa oferta foi prontamente negada pela categoria.
Na assembleia, ocorrida na última semana, o SindProf ressaltou que o município detém os valores, no qual seria possível resolver a situação salarial, entretanto se nega a dar fim ao impasse.
Outras pautas
Além da pauta salarial, os trabalhadores reivindicam melhoria na alimentação escolar a todos os alunos e concurso público municipal para o magistério.
O grupo também se coloca contra a mudança de regime de trabalho e a retirada do FGTS dos servidores.
Apoio estadual e regional
A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e os seus sindicatos filiados apoiam integralmente o movimento. Dirigentes sindicais da Regional Sertões de Crateús, inclusive, estão nesta manhã (09/05) prestando apoio às mobilizações de rua do Sindicatos dos Professores.