Os Sindicatos de Servidores Públicos e de Professores de Baturité levaram os profissionais do magistério às ruas da cidade nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, para protestarem contra a proposta de reajuste apresentada pela prefeitura, de apenas 4,31%.
O percentual, conforme a gestão, representa a reposição inflacionária. Os educadores baturiteenses, no entanto, pleiteiam pelo menos 12,84%, de acordo com o que foi definido pelo Ministério da Educação como índice de reposição salarial para a carreira docente da educação básica em 2020.
Vestindo preto, em sinal de luto, os trabalhadores destacaram a indignação que tomou a classe. No carro de som, nas faixas e nas demais manifestações dos participantes do ato, o repúdio à decisão do Executivo. “O senhor prefeito concedeu somente o valor da inflação de 4,31%, isto é um absurdo o que está acontecendo em nosso município”, disse José Arimateia, do SSPM de Baturité.
Enquanto a administração do município do Maciço nega um reajuste maior aos professores, mais de 70 prefeituras do Ceará já reajustaram os proventos dos profissionais em pelo menos 12,84%.
Veja vídeo da passeata:
Imagens do evento: