Defesa dos serviços públicos, das estatais e da democracia estão entre principais os temas a serem debatidos pelas filiadas e filiados do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do estado do Ceará (Sintsef/CE)
A presidente da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Enedina Soares, é uma das convidadas do 12º Congresso dos servidores públicos federais cearenses, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de outubro de 2018, no Hotel Parque da Fontes, em Beberibe, Ceará.
O evento tem como tema: “Unidade Contra O Golpe! Em Defesa Da Democracia! Nenhum Direito A Menos!” e configura-se como um importante momento de balanço das lutas dos movimentos sociais e será espaço para planejamento de estratégias dos próximos anos.
Enedina participa da mesa de balanço do movimento sindical, que divide com Sérgio Ronaldo e Edson Cardoni, ambos da Direção Nacional da Condsef. Este momento da atividade acontece no dia 19/10, às 9 horas da manhã. Juntamente com um representante da direção colegiada do Sintsef, os três abordarão as ameaças de destruição ao serviço públicos em todas as instâncias (municipal, estadual e federal) e as ações de resistência frente ao governo do presidente não eleito Michel Temer.
A data do Congresso foi fechada no final de abril de 2018, em uma assembleia com os delegados de base do Sintsef/Ce. Em junho e julho, os servidores escolheram seus representantes nas 190 assembleias realizadas por local de trabalho. O momento já era de defesa da democracia, mas com o contexto do segundo turno da eleição para presidente, o congresso assume maior importância. O próximo presidente e as ideias que ele defender serão determinantes para o serviço público federal. O momento é de tensão diante da possibilidade de ascensão de um governo liberal e conservador.
A 12º edição do Congresso do Sintsef/Ce discutirá ainda os impactos da Emenda Constitucional 95/16 que congela os investimentos em serviços públicos por 20 anos, a recente aprovação da terceirização também para as atividades-fim das empresas, a soberania nacional frente a possibilidade de privatização das estatais e universidades, o sucateamento do SUS, bem como de quase todos órgãos federais. Desde 1991, o Sintsef/Ce realiza seu Congresso de forma democrática, um espaço para a defesa de teses, deliberações coletivas e escolha dos próximos passos da luta.
Serviço
12º Congresso do Sintsef/Ce
18 a 21 de outubro, Beberibe Ceará
Programação
DIA 18/10 (quinta-feira)
06h30h às 09h – Café da Manhã
08h às 12h – Credenciamento de Delegados
10h30 – Discussão e aprovação do Regimento Interno do 12º Congresso do SINTSEF/CE
11h30 – Apresentação de Teses
12h – Almoço
14h – Conjuntura Nacional e Internacional
§ Clemente Ganz Lúcio (DIEESE)
§ Helder Molina (UERJ)
§ Julio Turra (CUT Nacional)
18h – Abertura
MESA: (CUT, CONDSEF/FENADSEF, SINTSEF/CE)
Apresentação Cultural e abertura do 12º do SINTSEF/CE
19h – Jantar
19h às 22h – Noite Cultural
DIA 19/10 (sexta-feira)
06h30 às 09h – Café da Manhã
08h às 12h – Credenciamento de Suplentes
08h – Balanço do Movimento
§ Sergio Ronaldo da Silva (CONDSEF/FENADSEF)
§ Edison Vitor Cardoni (FENADSEF)
§ Enedina Soares (FETAMCE)
12h – Almoço
14h – Servidores X Serviço Público
§ Abelardo de Oliveira Filho (EMBASA)
§ Antonio Augusto de Queiroz (DIAP)
§ Fernando Leite Siqueira (AEPET)
§ Maria das Graças Costa (CUT Nacional)
19h – Jantar
19h às 22h – Noite Cultural
DIA 20/10 (sábado)
06h30 às 09h – Café da Manhã
08h às 12h – Trabalhos dos Grupos
12h – Almoço
13:30h às 18h – Assembleia Estatutária
19h – Jantar
19h às 22h – Noite Cultural
DIA 21/10 (domingo)
06h30 às 09h – Café da Manhã
08h – Plenária Final
12h – Almoço