Presidenta da Fetamce assumirá cadeira na Câmara Municipal de Caucaia

Na próxima quinta-feira (02/03), às 9 horas, a presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Enedina Soares, toma posse como vereadora na Câmara Municipal de Caucaia (CE). A solenidade acontece na sede do Poder Legislativo (R. Joaquim Bento Cavalcante, 620 – Grilo, Caucaia)

Servidora do município, a dirigente deixa o mandato sindical na Fetamce e no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep), onde é secretária de finanças, para representar a classe trabalhadora no parlamento da segunda cidade mais populosa do estado.

Enedina também é secretária de formação da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) e será a primeira mulher do Partido dos Trabalhadores (PT) a ocupar uma cadeira no legislativo caucaiense.

Primeira suplente da chapa petista, a liderança feminina assume a titularidade do mandato após a licença do vereador Weibe Tapeba, ativista, advogado e líder de comunidade, que foi nomeado Secretário de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde do Governo Lula.

Compromissos

A sindicalista destacou a sua disposição para lutar em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores de Caucaia. “Caucaia finalmente terá uma vereadora com coragem para lutar ao lado do povo, fortalecendo as lutas que há mais de 20 anos fazemos em defesa das servidoras, dos servidores e dos serviços públicos. Com responsabilidade, dedicação, força e alegria procurarei honrar cada missão recebida durante essa trajetória”, enfatiza Enedina.

Sobre a nova incumbência, a próxima vereadora de Caucaia destaca que representa um projeto coletivo. “A classe trabalhadora precisa ocupar os espaços de representação e fazer reduzir as desigualdades ainda tão presentes em toda nossa sociedade. Serei a representante de todas e todos, seja da cidade ou do campo, em todas as suas diversidades de gênero, raça e/ou geração. Desejamos ser voz para quem precisa ecoar”, finaliza.

Sucessão

Com a licença de Enedina Soares no mandato sindical de presidenta da Fetamce, assume a condução da entidade máxima representativa dos servidores municipais do Ceará a atual vice-presidenta, Socorro Pires.

Professora municipal de Crateús, Socorro é uma liderança feminina forjada nas batalhas por direitos sociais e trabalhistas. Está no Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Crateús (SindProf) desde 2007, foi presidente da entidade por três mandatos, também integrou os quadros diretivos da CUT-CE e está na direção da Federação desde 2014.

Saiba mais sobre Enedina Soares

Enedina Soares da Silva é natural de Manaus, Amazonas, filha de trabalhadores do campo – um paraibano e uma acreana –, que foram tentar a vida no seio da cultura extrativa da borracha.

Ela veio para o Ceará no natal de 1996, junto com toda a família, que reiniciava a trajetória na Terra da Luz.

Aqui, concluiu os estudos e logo prestou concurso para professora na Prefeitura de Caucaia, no ano de 1997. Aprovada na seleção, Enedina foi convocada no ano de 1999. Além de Caucaia, a trabalhadora prestou concurso em Fortaleza, selecionada e convocada em 2001.

Ao passo que iniciava a carreira no serviço público, Enedina também começou a colaborar com a organização dos servidores municipais de Caucaia. Em 1999, ela participou da primeira greve dos trabalhadores do município, que reivindicavam mais direitos, em um cenário de assédio moral e político, além de grande precarização dos funcionários.

É nesse contexto que surge o Sindicato dos Servidores Municipais de Caucaia – Sindsep, reunindo, naquele momento, profissionais de diversos postos de trabalho, que estavam insatisfeitos com as condições laborais oferecidas.

O movimento de greve sai vitorioso ao conquistar a organização dos servidores, que possibilitou a reunião do grupo que assumiu, no ano seguinte, 2000, a direção do Sindicato. Nesta oportunidade, Enedina é eleita secretária de formação. E, mais tarde, tornou-se presidenta da instituição.

A servidora tornou-se, deste então, uma das principais lideranças do movimento sindical da cidade, o que foi decisivo para o ramo dos funcionários públicos, que enfrentavam baixos salários, inexistência de mecanismos de crescimento salarial, falta de diálogo com o município e assédio político, a ponto de ser vítima de transferência de posto de trabalho e ameaças veladas por parte da Prefeita.

Porém, a luta e a união foram mais fortes, e, entre movimentos paredistas e ações judiciais vitoriosas, o sindicato foi almejando o atendimento dos anseios dos trabalhadores e se constituindo como uma das entidades mais fortes do ramo no estado.

Tal protagonismo em Caucaia possibilitou a aproximação da entidade à Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará – Fetamce, tendo sido Enedina convidada a ocupar uma das secretarias da direção. Inicialmente, ela foi secretária de assuntos jurídicos e depois secretária de comunicação.

A grande habilidade e desempenho da professora a frente das pastas a fizeram ser convidada pelo mais de 400 delegados do 7º Congresso da Fetamce a tornar-se presidenta da entidade máxima dos servidores municipais do Ceará.

A missão de Enedina na presidência da Federação inicia em 2011. Sob o comando da sindicalista, a organização é levada a um protagonismo nunca antes alcançado.

Neste período, a Fetamce implementa um novo plano político institucional. Entre os destaques, a profissionalização de sua gestão, com a montagem de uma equipe técnica que assessoraria a entidade nos planos institucional, comunicacional e socieconômico.

A política sindical implantada por Enedina foi marcada pela realização das jornadas estaduais, das marchas estaduais anuais e das caravanas de apoio às greves, aos atos e aos movimentos dos servidores municipais no interior do Ceará.

Também ganhou força na Fetamce a preparação de dirigentes. Foi assim com a realização de diversos ciclos formativos através da aposta na formação sindical.

O fortalecimento dos encontros regionais e o enfrentamento direto da conjuntura antipovo que se desenhava desde 2015 foram algumas das iniciativas de relevo.

Outra marca destes anos, foram as conquistas relacionadas aos pisos salariais, sobretudo as lutas do magistério, dos agentes de saúde e endemias, e, mais recentemente, da enfermagem.

Sensível à batalha por igualdade de oportunidades, sob o seu comando a Fetamce deu impulso às lutas das mulheres, das pessoas LGBTQIA+, dos negros e negras, pessoas com deficiência e jovens, grupos que são alvos dos processos de opressão do capitalismo colonial que domina o Brasil.

Por fim, ponto alto da luta do ramo dos municipais, as campanhas salariais desta última década foram transformadas em verdadeiras campanhas de mídia e mobilização social, que mostraram a capacidade de luta dos servidores municipais nas ruas e nas redes.

Formação

Enedina possui também graduação em Formação de Professores para o Ensino Fundamental em áreas específicas (UECE), pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FINOM) e mestrado em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO