Na última terça-feira, 24/12, o Governo Lula publicou no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria interministerial dos Ministérios da Educação e da Fazenda com a atualização do Valor Anual por Aluno do Ensino Fundamental (VAAF), referência para o reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério.
De acordo com a portaria, o VAAF foi atualizado em 6,27%, passando deR$ 4.580,57 para R$ 4.867,77, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2025. Esse reajuste refletirá no piso salarial dos docentes no próximo ano, reafirmando o compromisso do governo federal com a valorização dos profissionais da educação.
Enedina Soares, presidenta da Fetamce, destacou a importância do cumprimento do piso, mas também fez um alerta sobre a necessidade de avanços na política de formação dos professores: “Nós queremos que todos os municípios garantam não só o cumprimento desse índice, mas que ele tenha efeito na carreira. Os professores devem ser incentivados a seguir a formação contínua e investir em graduações, especializações, mestrados e doutorados. Para isso, é fundamental que existam planos de cargos e carreiras que valorizem essa formação permanente. O piso é importante, mas precisamos avançar muito mais nas políticas de formação e valorização dos docentes”.
A presidenta da Fetamce reforça a importância da luta sindical: “Mesmo com o índice abaixo do necessário, precisamos garantir que todos os professores recebam o piso. A luta do sindicato é fundamental para pressionar os prefeitos a cumprirem o que é determinado, garantindo condições dignas e atraentes para a carreira do magistério”.
A Fetamce, comprometida com a defesa dos direitos dos professores e professoras, irá monitorar de perto a aplicação do piso salarial pelos municípios, mobilizando os sindicatos para assegurar que o reajuste seja respeitado em sua totalidade.