Pluralidade e defesa da democracia marcam a abertura do VIII Congresso da Fetamce


Animação, memória e união foram os fios condutores da abertura do VIII Congresso da Federação dos Trabalhadores o Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce), realizada na noite desta sexta-feira (6), no Hotel Parque das Fontes, em Beberibe. O evento segue até o domingo (8). 


 


Representantes de 146 sindicatos unificaram o movimento em repúdio ao golpe de 64, que torturou e matou trabalhadores e estudantes do País e comprometeram-se a sempre lutar, fazer valer e ampliar a democracia no Brasil.


 


Para a presidenta da Fetamce, Enedina Soares, a expressiva delegação do Congresso mostra o quanto cresceram os servidores municipais do Ceará. “Vocês não têm apenas lutado por questões corporativas, vocês se uniram aos demais movimentos sociais, pelo desenvolvimento social, democrático e político. Vamos conquistar não só nossos direitos, mas que as cidades possam respeitar as pessoas e suas diversidades. Nossas instituições precisam estar cada vez mais representativas. Nossos sindicatos devem estar cada vez mais ligados com os interesses da categoria. Se o prefeito ou prefeita não for trabalhar a população nem vai saber, mas se faltar o servidor municipal a população sente falta no mesmo minuto”. Espero que possamos fazer um grande debate, não só na quantidade, mas também na qualidade dos debates”, ressaltou.


Estiveram presentes no congresso o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Beberibe, Franciédson Oliveira; Glaydson Mota, secretario de Organização Sindical e Política Sindical da CUT-CE; Vilani Souza, presidenta da Confetam; Artur Bruno, deputado federal (PT-CE); Graça Costa, secretária de Relações do Trabalho da CUT Nacional, entre outras lideranças sindicais.


 


Ditadura Nuca Mais


A noite contou com uma grande homenagem aos que foram chamados no evento de “Heróis do combate à ditadura”. Com a entrega de rosas brancas e músicas de protesto das décadas de 60 e 70, Benedito Bezerril, Professor Candido Pinheiro, Gilvan Rocha, Inocêncio Uchoa e Rosa da Fonseca receberam flâmulas, em homenagem à história de luta. “Não se conquista direitos nem se avança na democracia sem a participação do povo. Vamos unir o povo rumo ao socialismo, que é o desejo maior dos trabalhadores”, ressaltou Benedito Bezerril, ex-preso político e membro de resistência ao golpe militar.


 


Ruth Cavalcante e Francisco Auto Filho também foram convidados, mas não puderam comparecer à solenidade e receberão as flâmulas da homenagem em casa.


 


Encerradas as atividades políticas, os trabalhadores fizeram um sarau de poesias. Amanhã haverá leitura e aprovação do Regimento do VIII Congresso, sessão de homenagens, debate conjuntura Internacional, Nacional e Estadual; e mesas temáticas. Confira aqui a programação completa.


Vídeo 50 anos de 1964 – A ditadura no Brasil, exibido na abertura do Congresso:


 


Acompanhe também no Twitter e no Facebook as atualizações em tempo real.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO