Plenária lança Fórum dos Servidores Públicos do Ceará e 1º ato será no dia 18

A luta em defesa do serviço público ganhou um importante reforço na tarde desta quarta-feira (11) com a realização de uma plenária com entidades sindicais que representam servidores e servidoras de diversos ramos da Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE) em todo o Ceará. Federais, estaduais, municipais, das áreas administrativas, da saúde e da educação, entre outras participaram da atividade, realizada por meio da plataforma Zoom. A iniciativa marcou a criação do Fórum Cearense dos Servidores Públicos das Três Esferas  em Defesa dos Serviços Públicos.

A mobilização para a criação do Fórum Cearense de Servidores das Três Esferas foi provocada pela necessidade de unificar a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020, que trata da reforma Administrativa que está tramitando no Congresso Nacional. O Fórum somará forças junto a campanha já veiculada em diversas mídias “Cancela a Reforma”, que é protagonizada pelas Confederações e Federações nacionais ligadas a CUT: Confetam, Fenasepe, CNTE, Condsef e CNTSS.

Roberto Luque, coordenador geral do Sintsef Ceará, que representa os trabalhadores federais, afirmou estar emocionado com o momento. “Desde o último Congresso da CUT que estamos sonhando com a criação do Fórum. Ele será um importante instrumento para unificar as nossas ações. Vem num momento fundamental, quando de forma devastadora, Bolsonaro e Paulo Guedes querem acabar com o serviço público no Brasil. Não vamos deixar isso acontecer,” afirmou Luque.

Enedina Soares, presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará, Fetamce, coordenou a plenária que deliberou pela realização unificada dos atos do Dia Nacional de Paralisação Contra a Reforma Administrativa, agendado para o próximo 18 de Agosto. “Esse é um momento histórico, pois a criação do nosso Fórum vai trazer mais representatividade e participação para a luta. Apesar da conjuntura da pandemia e da circulação da variante Delta, sem baixar a guarda para o coronavírus, vamos às ruas. Não deixaremos que tirem nossos direitos, nem que impeçam o acesso da população aos serviços públicos de qualidade,” declarou Enedina.

Wil Pereira, o presidente da CUT Ceará lembrou que “somente a luta impedirá essa tragédia que é a reforma Administrativa. Por isso, a CUT Ceará se soma as entidades que representam os servidores públicos das três esferas e convoca uma grande mobilização para o 18 de agosto. Um grande dia de luta e mobilização de todos os trabalhadores e trabalhadores em defesa do serviço público”, afirmou Wil.

Convocação da atividade de Fortaleza

Durante a plenária, sindicalistas de diferentes municípios do interior se inscreveram para falar sobre como será o dia 18 em suas cidades. Além de Fortaleza, pelo menos 13 municípios já confirmaram atos, outros manifestaram interesse em enviar caravanas para a capital. Ao final, as trabalhadoras e trabalhadores do serviço público nas três esferas reafirmaram seu compromisso com a derrota da PEC 32 no Congresso Nacional elencando as seguintes tarefas:

  • Ato unificado no Ceará para 18 de Agosto;
  • Realização de audiências públicas sobre a reforma administrativa na Assembleia Legislativa e nas Câmaras Municipais no interior;
  • Pressionar aos deputados federais, estaduais, vereadores e prefeitos sobre a importância dos partidos votarem contra a PEC 32;
  • Combater as Organizações Sociais e a terceirização no serviço público;
  • Somar com o Sindifort na luta contra a extinção do Frotinha de Messejana;
  • Realizar no dia 23 de agosto, às 15 horas, de forma virtual, a segunda reunião do Fórum para avaliar os atos do dia 18 e pensar os próximos passos.
Registro de participantes da plenária
Registro de participantes da plenária
Registro de participantes da plenária

 

Fonte: CUT CE


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO