NOTA DE REPÚDIO À DEMISSÃO ARBITRÁRIA DA PROFESSORA DO IFCE Êmy Virgínia Oliveira da Costa
A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) repudia, com veemência, a demissão arbitrária da professora Êmy Virgínia Oliveira da Costa. Ela era professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no curso de Letras desde 2016, com passagens por mais de um campus em municípios do interior do estado.
O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) aberto contra a professora possui incoerências, a começar pela motivação. Êmy antecipou aulas para seus alunos com o intuito de frequentar as disciplinas do seu curso de Doutorado em Linguística, na Universidad de la República – Uruguai, única Universidade pública do país, enquanto aguardava o período de solicitação do afastamento para capacitação.
A contagem das ausências levou em conta dias em que não há expediente, como sábados e domingos. Além disso, houve demora excessiva da administração universitária em analisar o segundo pedido de afastamento da professora, já anteriormente autorizado pelo colegiado em solicitação anterior.
Em outras situações, professores cisgênero que adotaram a mesma metodologia de Êmy não foram sequer perseguidos. Como a primeira mulher trans a lecionar no IFCE, Êmy alega que esta não é a primeira vez que é vítima de tratamento indecoroso, o que deflagra nítida postura transfóbica contra a docente.
A falta de isonomia na análise do caso é uma das várias violências sofridas pela população de trans e travestis no Brasil. Somamos nossa voz e nossa luta ao movimento que pede a anulação dessa decisão por considerarmos tal demissão um verdadeiro ataque à equidade no serviço público.
Enquanto cercearmos o espaço de participação de pessoas LGBTQIAPN+ em nossa sociedade, falharemos na tarefa soberana de promover a justiça social e os direitos constitucionais.
Queremos que a primeira mulher trans docente do IFCE ocupe o seu devido lugar, queremos a doutoranda Êmy Virgínia Oliveira da Costa professora do IFCE!
Diretoria da Fetamce