Em assembleia geral extraordinária realizada no sábado (12), os servidores de Morada Nova, Regional Vale do Jaguaribe, elegeram os delegados da entidade sindical para o VIII Congresso da Fetamce, a ser realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho, em Beberibe. Foram eleitos oito delegados e cinco suplentes. A categoria aprovou ainda a criação de informativo trimestral para formar a memória da luta dos trabalhadores.
João Paulo, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Morada Nova, informou ainda que a Campanha Salarial de 2014 no Município não tem avançado por que a Prefeitura não responde às reivindicações dos trabalhadores. “Desde outubro do ano passado que enviamos ofícios e não recebemos resposta”, ressaltou.
Nessa seara, somente os profissionais do Magistério receberam reposição salarial neste ano (8,32%, o mínimo preconizado pelo Ministério da Educação). Para os servidores que recebem acima do salário mínimo, não houve proposta. “A Prefeitura tem se descuidado dessa parte de reajuste, o que ocasionou uma defasagem do salário dos servidores. É um desrespeito para com o Sindicato e os seus filiados”, criticou João Paulo.
Previdência
Foi discutida a dívida da Prefeitura para com o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Morada Nova. Segundo extratos do Ministério de Previdência, o déficit atuarial é da ordem de R$ 72 milhões, desde a criação do Instituto, há cerca de 10 anos. Só em 2012, o poder público deixou de repassar quase R$ seis milhões. Hoje, a Administração municipal está pagando a dívida de 2012, parcelando o pagamento em 200 meses (dívida do patronal) e 60 meses (repasse que vem servidores).
O Sindicato pressionou e a Câmara Municipal instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito, há duas semanas, para averiguar o funcionamento do Instituto.
Fonte: Fetamce