Em uma reunião com o Fórum Nacional da Enfermagem, nesta quinta-feira (19), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, estabeleceu alguns prazos referentes ao piso salarial enfermagem.
O objetivo do encontro foi discutir a implementação do piso salarial da enfermagem, exigindo uma solução rápida quanto ao pagamento, e citar outras pautas da saúde pública.
Nísia Trindade revelou que a portaria que criou um Grupo de Trabalho para analisar o processo do piso salarial da enfermagem já está vigente desde 17 de janeiro.
Os líderes do Grupo devem escutar o Fórum Nacional da Enfermagem, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Além disso, o prazo de 10 dias foi estabelecido para que um relatório com subsídios à implementação do piso salarial da enfermagem seja entregue à ministra da Saúde.
No próximo dia 30, haverá uma nova reunião da entidade com o Ministério da Saúde e, segundo o Fórum da Enfermagem, a expectativa é que uma medida provisória seja editada em fevereiro.
A ministra afirmou que pretende lutar para resolver os impasses do piso salarial da enfermagem e garantir que o acréscimo na remuneração chegue ao contracheque dos profissionais.
“A reunião foi muito produtiva e saímos com grandes expetativas de que o governo federal solucione o pagamento do piso em fevereiro. Estaremos dialogando e cobrando diariamente. A Enfermagem terá a sua valorização merecida”, disse Líbia Bellusci, coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem
Outros temas abordados no encontro, além do piso salarial da enfermagem, se basearam no ensino à distância na área da saúde, na privatização dos serviços de saúde e no pedido de uma política especial aos profissionais da saúde impactados pela Covid-19.
Além disso, o Fórum reforçou a importância de proteger os trabalhadores da Enfermagem, que estão ‘desvalorizados, sobrecarregados e adoecidos’.
Estavam presentes na reunião para falar do piso salarial enfermagem os deputados federais Mauro Benevides Filho (PDT/CE) e Leonidas Cristino (PDT/CE), e a deputada distrital Dayse Amarilio (PSB/DF).