Ministra da Saúde dá prazo para relatório que subsidiará implantação do piso da enfermagem

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em uma reunião com o Fórum Nacional da Enfermagem, nesta quinta-feira (19), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, estabeleceu alguns prazos referentes ao piso salarial enfermagem.

O objetivo do encontro foi discutir a implementação do piso salarial da enfermagem, exigindo uma solução rápida quanto ao pagamento, e citar outras pautas da saúde pública.

Nísia Trindade revelou que a portaria que criou um Grupo de Trabalho para analisar o processo do piso salarial da enfermagem já está vigente desde 17 de janeiro.

Os líderes do Grupo devem escutar o Fórum Nacional da Enfermagem, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Além disso, o prazo de 10 dias foi estabelecido para que um relatório com subsídios à implementação do piso salarial da enfermagem seja entregue à ministra da Saúde.

No próximo dia 30, haverá uma nova reunião da entidade com o Ministério da Saúde e, segundo o Fórum da Enfermagem, a expectativa é que uma medida provisória seja editada em fevereiro.

A ministra afirmou que pretende lutar para resolver os impasses do piso salarial da enfermagem e garantir que o acréscimo na remuneração chegue ao contracheque dos profissionais.

“A reunião foi muito produtiva e saímos com grandes expetativas de que o governo federal solucione o pagamento do piso em fevereiro. Estaremos dialogando e cobrando diariamente. A Enfermagem terá a sua valorização merecida”, disse Líbia Bellusci, coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem

Outros temas abordados no encontro, além do piso salarial da enfermagem, se basearam no ensino à distância na área da saúde, na privatização dos serviços de saúde e no pedido de uma política especial aos profissionais da saúde impactados pela Covid-19.

Além disso, o Fórum reforçou a importância de proteger os trabalhadores da Enfermagem, que estão ‘desvalorizados, sobrecarregados e adoecidos’.

Estavam presentes na reunião para falar do piso salarial enfermagem os deputados federais Mauro Benevides Filho (PDT/CE) e Leonidas Cristino (PDT/CE), e a deputada distrital Dayse Amarilio (PSB/DF).


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO