Militantes de todo o Ceará participam da abertura do 12º Congresso da CUT

Começou na noite desta quinta-feira (10/05) o 12º Congresso Estadual da CUT-CE. A abertura contou com a presença de 557 delegados e delegadas de todas as regiões do Ceará e de membros da direção nacional da CUT. O evento ocorre até o próximo sábado (12/05), no Hotel Parque das Fontes, na cidade de Beberibe (CE).


O Congresso homenageia o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e traz o nordeste representado em toda a mística do evento, que contou com recepção de seis crianças, filhos e filhas de diretores da entidade, que falaram do futuro da CUT e da luta pelo trabalho decente e qualidade de vida para classe trabalhadora. A recepção dos militantes cutistas também contou com a apresentação do Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, que levantou o auditório lotado.


A mesa de abertura foi composta por toda a executiva estadual da CUT no Ceará, liderada pelo presidente Jerônimo Nascimento, pelo presidente da CUT Nacional, Artur Henrique, da secretária da mulher da CUT, Rosane Silva. Também participaram representantes de federações e confederações cutistas, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Central dos Movimentos Populares (CMP), do IDT e do Dieese. Os deputados estaduais Antônio Carlos (PT) e Dedé Teixeira (PT), os deputados federais Eudes Xavier, José Nobre Guimarães e Artur Bruno e o Secretário de Educação de Fortaleza, Elmano Freitas, estiveram presentes.


Jerônimo Nascimento falou da representatividade e força representada 12º Congresso. “Iniciar um congresso em 2012 com 557 delegados e delegadas e essa diversidade e unidade representadas neste auditório não é para qualquer central sindical. Por isso, viva a CUT-CE, sejam bem-vindos ao 12º Congresso da CUT no Ceará”, saudou.


Artur Henrique também saudou os presentes e elogiou a capacidade de aglutinação apresentada na mesa de abertura. “Essa brilhante e representativa mesa mostra a riqueza e o volume colocados hoje neste congresso. A CUT Nacional, nossos sindicatos e federações sempre tiveram como exemplo o trabalho desenvolvido pela CUT no Ceará, rico instrumento de luta e transformação da vida da classe trabalhadora cearense. Um grande congresso para todos nós, parabéns a CUT Ceará.”


Os parlamentares presentes lembraram o papel de protagonista que a Central e suas organizações sindicais filiadas desempenham no Ceará, que definem as grandes mudanças conquistadas para os trabalhadores e trabalhadoras cearenses.

Papel da Mulher

A secretária da mulher da CUT cobrou dos delegados e das delegadas do Congresso a conquista da equidade de representação na direção da CUT, que elege neste sábado (12/05), a nova direção estadual. “O Ceará inicia o processo de congressos de nossa central, junto com Amapá, Piauí e Paraná. Queremos uma reforma política que dê às mulheres espaço de representação na política, por isso iremos aprovar aqui a paridade de gênero em nossa central.”

Homenagem

A direção estadual da CUT-CE prestou uma homenagem ao presidente Jerônimo do Nascimento. “Eu tenho procurado na minha vida de militância semear a concórdia, a esperança e a paz”, agradeceu.

Sexta-feira

Na manhã desta sexta-feira (11/05) o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, fará uma análise de conjuntura dos cenários internacional, nacional e estadual. Haverá debate logo em seguida. A tarde, haverá trabalho em grupo.

Sábado

No último dia do Congresso, os delegados escolherão a nova diretoria da CUT-CE.

Assessoria de Comunicação – FETAMCE


Fonte: Fetamce

DEIXE UM COMENTÁRIO