Marcha da Classe Trabalhadora acontece dia 22 de maio em Brasília

No próximo dia 22 de maio, uma grande caravana da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) estará presente em Brasília, na Marcha da Classe Trabalhadora. O evento terá início com a concentração a partir das 8h no Estádio Mané Garrincha, com saída prevista para às 10h rumo à Esplanada dos Ministérios.

Com o tema “Dignidade para quem faz o estado”, a Marcha buscará apresentar uma agenda ao Congresso Nacional que garanta o pleno emprego, melhores salários,  desenvolvimento econômico e social para o país. A Marcha luta por:

I- Regulamentação da Convenção 151, que garante aos servidores o direito à negociação coletiva;
II- Um reajuste salarial digno aos servidores;
III- Reestruturação de carreiras e realização de concursos públicos;
IV- Piso salarial e carreira da educação;
V- Aprovação da PEC 555, fim do confisco dos aposentados e pensionistas;
VI- Contra a Lei Complementar 173, que congelou direitos da categoria; e
VII- Contra o Projeto de Emenda Constitucional n.º 32/20 – reforma administrativa Bolsonaro-Guedes – que ameaça os direitos dos servidores públicos e de toda a população.

A caravana da Fetamce trabalhará o tema: “PEC 32 não é reforma: É o fim dos serviços públicos! Servidores municipais do Ceará em luta pela reconstrução do Brasil com direitos, serviços públicos e democracia”.

A Marcha ainda exige a revogação de leis que prejudicam a população, como a Reforma Trabalhista, a lei da terceirização e a Reforma da Previdência.

Outra necessidade apresentada é a retirada da Reforma Administrativa (PEC 32) da pauta do Congresso Nacional. A proposta, apresentada pelo governo Bolsonaro, realiza o desmonte dos serviços públicos. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vem fazendo ameaças constantes de dar andamento à proposta.

O Arcabouço Fiscal também é contestado pela Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília. Segundo a CUT, o mecanismo de controle do endividamento que substitui o Teto de Gastos “coloca em prática o impedimento de novos recursos para a saúde, educação, saneamento e demais projetos sociais importantes para o desenvolvimento nacional”.

Entre as lutas da marcha, destacamos que somos contra a PEC 32, que propõe uma série de mudanças no funcionalismo público que colocam em risco a estabilidade dos servidores, além de abrir espaço para a privatização de importantes áreas, como saúde e educação. Isso significa precarização dos serviços essenciais, com a priorização do lucro em detrimento do bem-estar da população. “Não podemos permitir que interesses econômicos se sobreponham aos direitos básicos dos cidadãos”, destacou Enedina Soares, presidenta da Fetamce.

Rifa Fetamce

A Fetamce está disponibilizando cartelas para a rifa que ajudará na ida da comitiva dos municipais cearenses a Brasília. Serão sorteados três PIX de R$1.000,00 (mil reais) cada, no dia 15/05, nas páginas da Fetamce. Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria de Finanças da entidade: (85) 9 9713.0061.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO