Mês da Mulher terá programação em todo o estado



Normal
0


21


false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE





























/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-style-parent:””;
font-size:11.0pt;”Calibri”,”sans-serif”;
mso-fareast-“Times New Roman”;
mso-bidi-“Times New Roman”;}

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE) lança programação especial no mês da mulher, em alusão ao dia internacional da mulher, celebrado no dia 8 de março. Em parceria com seus 135 sindicatos de servidores municipais, com a Central Única dos Trabalhadores e com o Fórum Cearenses de Mulheres (FCM), a entidade integrará uma agenda de mobilização estadual com o tema “Equidade de Gênero: direitos das mulheres de terem direitos”.

Serão realizados seminários, audiência públicas, rodas de conversas, caminhadas e campanha em mídias sociais para o fortalecimento da temática. As atividades terão como objetivo geral promover a igualdade de oportunidades na vida, no trabalho e no movimento sindical entre mulheres e homens, rompendo com o histórico de desigualdades que oprimem as mulheres.

Dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2010) mostram que as mulheres ocupadas ganham em média 70,7% do que recebem os homens, situação que se agrava quando ambos têm 12 anos ou mais de estudo, pois, nesse caso, o rendimento delas é 58% do deles. As mulheres trabalham em média menos horas semanais (36,5) que os homens (43,9), mas, em compensação, mesmo ocupadas fora de casa, ainda são as principais responsáveis pelos afazeres domésticos, dedicando em média 22 horas por semana a essas atividades contra 9,5 horas dos homens ocupados.

 

Segundo Enedina Soares, presidenta da FETAMCE, é preciso estimular a participação e o controle social pelas mulheres para romper com essa lógica, que se consolida também no serviço público. “É urgente a implementação de políticas afirmativas para as mulheres, com recorte especial para as mulheres negras, com deficiência, homossexuais e pobres promovendo a igualdade efetiva de oportunidades, sem qualquer discriminação advinda de responsabilidades familiares”, completa.

 

Entre os destaques das atividades, estão a caminhada do 8 de março, que reunirá centenas de mulheres torno da temática: “Mulheres em luta contra o capitalismo, o racismo, o patriarcado e por justiça social e ambiental”. O ato terá concentração no Parque do Cocó e percorrerá a Av. Engenheiro Santana Júnior até a Comunidade do Trilho. Haverá também seminário oportunizado pela CUT-CE com o objetivo de preparar representantes de entidades filiadas para discutir igualdade de oportunidades para trabalhadoras domésticas, que contará com palestras e debates no dia 6 de março, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), a partir das 8 horas.

Mídias Sociais
Através do Facebook e do Twitter, a Federação promoverá mobilização virtual em torno do tema equidade de direitos, através da publicação da hashtag (palavra de ordem) #EquidadedeGenero. A entidade também publicará nos sites da rede que forma a campanha as propostas da entidade sobre as políticas de igualdade de gênero, o que representa, segundo a coordenadora do FSM e secretária geral da FETAMCE, Maria Ozaneide, um esforço “na unificação das bandeiras de lutas das mulheres e das entidades que compõem o movimento de mulheres do Ceará”, afirma.

 

Confira a programação completa:

 
















DATA

CIDADE

ATIVIDADE

HORÁRIO

01/03 a 08/03

Itapipoca

Semana de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

03/03

Barreira – Sede do Sindicato dos Servidores Municipais

Seminário sobre racismo enquanto sistema de dominação das mulheres.

8h

05/03

Fortaleza – Assembléia Legislativa (Plenário 13 de Maio)

Sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

15h

06/03

Fortaleza – Condomínio Espiritual Uirapurú (CEU)

Seminário “Por Igualdade de Oportunidades”

8h

07/03

Quixadá – Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Seminário das Trabalhadoras Rurais

8h

08/03

Quixadá – Praça da Biblioteca

Câmara Municipal

Caminhada das Mulheres, Audiência Pública

Solenidade de Entrega da Comenda “Luiza Henrique”, Roda de Conversa na Maternidade JMJ

8h às 14h

13/03

Quixadá – FECLESC

Seminário “Mulher na Literatura: uma questão de gênero”

 

19h

15/03

Quixadá – Centro da Mulher

Lançamento do Projeto “ Força da Mulher” (Cearah Periferia)

 

9h

31/03

Quixadá – FECLESC

Circulo de Debate: 80 anos da Conquista do Voto Feminino – Lugar de Mulher é na Política

19h

10/03

Canindé

Palestra “Igualdade Respeitando as diferenças”

8hs

08/03

Aquiraz

Palestra “Igualdade de Direitos”

7h

02/03

Quixadá

Seminário sobre a Lei Maria da Penha

 

08/03

Fortaleza – Cocó

Caminhada Estadual das Mulheres, com o tema: “Mulheres em luta contra o patriarcado, o racismo e o capitalismo”

8h

23/03

Redenção – Câmara de Vereadores

Audiência Pública

 

 

Assessoria de Comunicação – FETAMCE
Siga-nos no Twitter > @FETAMCE


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO