MEC divulga oficialmente o reajuste de 33,23% dos professores

Com quase um mês de atraso, o Ministério da Educação (MEC) divulgou oficialmente, nesta quinta-feira (27), o reajuste de 33,23% para o magistério em 2022. O presidente Jair Bolsonaro não teve mais como aguentar as pressões dos educadores e de seus sindicatos. Índice anunciado é obrigatório para estados, DF e municípios.

Em seu site, o Ministério afirma: “A definição do valor acontece após estudo técnico e jurídico do MEC que analisou a matéria e permitiu a manutenção do critério previsto na atual Lei 11.738 de 2008”.

Nas redes sociais, Bolsonaro também tenta capitanear o reajuste politicamente: “É com satisfação que anunciamos para os professores, da educação básica, um reajuste de 33,24% no piso salarial”. Horas antes o mandatário ainda conspirava contra o reajuste, que foi arrancado por forte pressão dos mais de dois milhões de docentes da educação básica pública.

Retroativo e luta

Pela lei 11.738/2008, reajuste é retroativo a primeiro de janeiro. Para a garantia do aumento, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) reforça a necessidade de manter a mobilização em defesa do cumprimento da Lei do Piso e, junto aos sindicatos filiados, seguirá pressionando prefeitos/as em todo o Ceará.

“Já havíamos publicado uma série de notas e pareceres que confirmam a vigência e validade da Lei do Piso e diversas entidades representativas da classe preparavam judicializações. Agora, é preciso fazer ampla divulgação do reajuste e dizer que até o MEC já referendou. Portanto, não há mais desculpas para não cumprir”, destaca Enedina Soares, presidenta da Fetamce.

A divulgação ajuda também a ganhar a opinião pública para o lado dos professores. Sob esse aspecto, as redes sociais são muito importante. A Federação tem uma série de materiais publicados nas suas mídias e orienta replicação.

Acesse a íntegra da Nota do MEC: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/governo-federal-anuncia-novo-piso-salarial-profissional-nacional-para-os-profissionais-do-magisterio-publico-da-educacao-basica


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO