ISP debate a preservação dos serviços públicos diante de retrocessos na economia global

Foto: ISP

“Os serviços públicos são mais importantes do que pensamos. Eles são importantes tanto para as comunidades locais, quanto para manter a estabilidade na sociedade”, disse Ann Pettifor, economista da Universidade da Cidade e da New Economist Foundation, na África do Sul. Ela participou do painel “Serviços públicos em uma economia global justa”, nesta quarta-feira (01/11), no 30º Congresso Mundial da Internacional dos Serviços Públicos (ISP).

Ann Pettifor, economista da Universidade da Cidade e da New Economist Foundation, na África do Sul. Foto: ISP

“Não devemos permitir que as empresas multinacionais se desloquem para o exterior. Eles devem ser obrigados de volta à suas sedes. Eles se colocam acima do sistema democrático. Assim que alguém mencione impostos, eles desaparecem. Mas eles são fracos; eles têm muita dívida e tem medo de risco. O ‘leão rugindo’ do setor público deve intensificar-se e assumir o controle”, disse Pettifor.

Dennis Kristensen, presidente da Confederação de Empregados Municipais da Dinamarca, disse ao público sobre o modelo de bem-estar nórdico.

“Estamos orgulhosos do nosso sistema. Baseia-se em impostos relativamente elevados que, por sua vez, pagam por um alto nível de bem-estar. Infelizmente, estamos nos movendo na direção errada. Nos velhos tempos, concordávamos no nível do bem-estar e estabelecemos os impostos de acordo com ele. Agora, fazemos o contrário – os impostos são mais baixos e o nível de bem-estar também é reduzido. É uma corrida para o fundo”, disse Kristensen.

Políticas públicas à venda?

Participantes do sexto painel do Congresso. Foto: ISP

“Entre as primeiras coisas que Donald Trump fez depois de se tornar presidente era tornar as condições de trabalho pior para os funcionários públicos. Temos que competir por nossos empregos, e os serviços estão sendo terceirizados e privatizados muito rápido”, disse David J. Cox, presidente da Federação Americana de Empregados do Governo.

Cox continuou a repudiar as ações de Trump em seu discurso de abertura no painel “Políticas Públicas à Venda?”, realizado também nesta quarta-feira (01/11). “Trump ataca a mídia, a liberdade de expressão, ele quer proibir os muçulmanos e ele coloca as pessoas umas contra as outras. Ele quer politizar toda a força de trabalho e dar emprego a seus amigos republicanos. Queremos ser liderados por um republicano ou por uma pessoa competente para fazer o seu trabalho?”, Perguntou Cox, retoricamente.

O ex-ministro da Islândia e ex-membro do Conselho Executivo da ISP, Ögmundur Jónasson, abordou o tema de um ponto de vista histórico. “Há três razões principais para a privatização”, disse ele. “É porque alguém quer ganhar dinheiro, porque lhe dá poder e acesso a decisões políticas e desenvolvimento de políticas. A terceira razão é o objetivo de forçar os serviços públicos no mesmo molde que o setor privado. Quando os serviços públicos são públicos, é muito mais difícil implementar reduções e descartar pessoas”, disse ele.

Ariel Pringles, da União de Emprego da Justiça Nacional da Argentina, enfatizou a importância de destacar os problemas de corrupção e erros cometidos pelos políticos e grandes empresas. “Precisamos de soluções coletivas e estratégias globais para divulgar as conseqüências. Precisamos de regras internacionais para proteger os denunciantes”, afirmou.

“Para parar os ataques aos serviços públicos e aos funcionários públicos, devemos organizar, organizar e organizar”, disse David Cox. Não só o painel, mas o congresso inteiro concordou com ele.

Edição e Tradução: Rafael Mesquita

Fonte: ISP


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO