Servidores quem compõem a Guarda Municipal de Eusébio conquistaram a aprovação da reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários na última segunda-feira (20). Com o suporte de consultoria especializada contratada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Eusébio (Sindeus), a categoria elaborou uma proposta que foi aprovada pela Câmara do município e que já está servindo de base para reivindicações de outras corporações, como a de Fortaleza, por exemplo.
Segundo Sávio Abreu, presidente da entidade, algumas das principais conquistas alcançadas são:
– Justiça no tempo de serviço para efeito de promoção;
– aumento escalonado do vencimento-base;
– aumento de percentuais de risco de vida, diferencial de hierarquia, gratificações de incentivo à titulação.
Segundo Sávio, a promoção, antes, era limitada ao contingente de vagas. Agora, é sem esse limite. “Basta ter o tempo de serviço para poder se enquadrar, ou seja, a gente conseguiu tirar o pessoal para a condição de sub-inspetor e inspetor, dependendo do tempo de serviço”, celebra.
Outro ganho apontado pelo dirigente diz respeito ao percentual dos incentivos de titulação. “Conseguimos colocar dentro do plano gratificações para tecnólogo, graduado, especialista, mestre e doutor, e, para além disso, elevamos também a gratificação de risco de vida”, enumera.
Já em relação às promoções por capacitação, Sávio comenta que saltaram de 2% para 2,5%. Tantas conquistas, segundo ele, são fruto de muitos estudos e intermediações realizadas pelo Sindeus e a administração municipal.
“O plano foi fruto de um trabalho em conjunto, que contou com a abertura de diálogo e de debates com a própria administração pública. O documento retornou para análise da nossa comissão, que fez os apontamentos necessários para só então aprovar o conteúdo em assembleia. Sem dúvidas, essa vitória é fruto de uma construção coletiva que mostra a força da nossa mobilização”, afirma.