Fórum Social Temático debate Código Florestal e Rio+20

O primeiro dia de debates promovidos pelo Fórum Social Temático (FST) 2012 foi tomado por discussões sobre a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), marcada para junho no Rio de Janeiro. Entre as mesas estão Rumo à Rio+20 dos Povos – Crise Capitalista e Economia Verde e Rumo à Rio+20 dos Povos: Um Novo Período Histórico, ambas agendadas para as 9h.


Outro destaque foi a mesa Construindo Cidades Sustentáveis, com a participação de nomes como Boaventura de Souza Santos, Frei Betto, Jorge Abrahão, Leonardo Boff, Marina Silva e Oded Grajew.


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também cumpre agenda nesta quarta-feira na capital gaúcha. Além da Rio+20, ela deve tratar, durante o fórum, de temas que incluem o novo Código Florestal e cidades sustentáveis. Izabella participou do 2º Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente.


Organizada por ativistas e organizações da sociedade civil, a edição temática deste ano do FST pretende ser uma prévia da Cúpula dos Povos, encontro de movimentos sociais paralelo à Rio+20. A expectativa é que mais de 30 mil pessoas participem das atividades, programadas para Porto Alegre e região metropolitana, nas cidades de Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Participação de Dilma e sete Ministros

A presidente chegou a Porto Alegre na tarde desta quarta-feira, mas só deve participar do Fórum Social na quinta-feira (26/01). Dilma terá, às 17h30, um encontro com intelectuais e organizadores do Fórum Social. A reunião, com cerca de 90 pessoas segundo a assessoria do Planalto, será realizada em um hotel da cidade, onde a presidente deve se hospedar.


Depois, às 19h, Dilma participa de um ato público no Ginásio do Gigantinho. No material de divulgação, ela aparece ao lado do presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, mas o uruguaio cancelou sua presença em Porto Alegre. Com isso, Dilma será a única presidente a participar do evento, sempre marcado pela presença de líderes da América do Sul. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da maioria dos fóruns desde seu lançamento, em 2001, também está ausente. Ele está em tratamento contra o câncer na laringe, em São Paulo, e tem evitado viagens.


Entre os ministros que participam de debates no Fórum, estão Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), Maria do Rosário (Direitos Humanos) e a citada Izabella Texeira (Meio Ambiente).

Fontes: Agência Brasil e O Globo

Assessoria de Comunicação – FETAMCE
Siga-nos no Twitter > @FETAMCE


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO