A direção da Fetamce realizou, na tarde desta quinta-feira (16/03), plenária on-line de mobilização dos sindicatos para o ato nacional pelo pagamento do piso salarial da enfermagem.
Movimentos de todo o Brasil organizam-se para, no dia 29/03, em Brasília, protestarem contra a ausência de regulação sobre o pagamento do piso, já aprovado pela Lei nº 14.434/22.
A reunião de hoje deliberou que o coletivo cearense que deve ir a Brasília será composto de pelo menos 50 federados. Até lá, os sindicatos devem produzir peças alusivas à causa para divulgação nas redes sociais.
Também ficou acertado indicativo do estado de greve a partir de abril a ser deliberado em assembleia de cada sindicato que congrega profissionais da enfermagem cearense. Além disso, o coletivo tentará, a partir de uma articulação política, uma reunião com o presidente Lula ou representantes do governo, a fim de destravar a questão.
“Considero muito importante os encaminhamentos que foram discutidos para os próximos passos da luta em defesa do pagamento do piso da enfermagem. São ações que precisam se concretizar para reforçar a importância do reconhecimento a essa categoria, que é essencial com e sem pandemia”, afirma Socorro Pires, presidenta da Fetamce.