Fetamce realiza Estúdio F sobre Julho das Pretas

A Fetamce realizou, na tarde desta terça-feira (25), mais uma edição do Estúdio F, desta vez, com o tema “De Dandara à Marielle: nossa luta em defesa dos serviços públicos vem de muito antes”.

Sob mediação de Kátia Rogéria, titular do Conselho Fiscal da Fetamce, e Kellynia Farias, diretora da Federação, o programa recebeu a professora da UNILAB Matilde Ribeiro; a doutora em Comunicação e membra da Conajira Luizete Vicente; e a mestranda em Humanidades e quilombola Marleide Nascimento.

Matilde ressaltou a importância da participação de mulheres pretas na esfera pública. Segundo ela, essa população lança um olhar diferenciado na intervenção social que busca a igualdade.

“Precisamos acabar com a lógica da invisibilização que se impõe às mulheres negras”, afirma.

Marleide contemplou, em sua fala, o sofrimento social e político de desigualdade e fome que assola as populações negra e de quilombos. Ela denunciou, em sua fala, a negligência do poder público frente aos desafios enfrentados por esses povos.

“Muitas mulheres do meu quilombo estão à frente da luta. Precisamos conhecer essas histórias para compreender o quanto esses territórios são sagrados para essas coletividades”.

Luizete destacou a importância de continuidade da luta mesmo no cenário atual de reconstrução do Brasil em um governo progressista.

“A gente precisa pensar no investimento em ações afirmativas e no fortalecimento de políticas voltadas às mulheres negras. Tudo o que foi conquistado ainda é frágil diante do cenário de perseguição que sofremos constantemente”.

O programa permanecerá disponível nos perfis da Fetamce nas redes sociais.

 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO