Fetamce promove ato pelo piso da enfermagem no Centro de Fortaleza

Na manhã de hoje (16/09), a Federação dos Trabalhadores (as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Mova-se e a Associação dos Servidores do Instituto Dr. Jose Frota (Assijf) promoveram um ato pelo piso da enfermagem.  A atividade teve a concentração na Praça da Bandeira, em Fortaleza, e foi pelas principais ruas do Centro, passando pelo Instituto José Frota (IJF).

A manifestação visa pressionar o Congresso para que faça valer a lei do piso, inclusive resolvendo a questão das fontes de custeio para assegurar o pagamento do que foi aprovado. A Fetamce mobilizou sindicatos do interior para o ato, através de caravanas de representantes. O protesto incluiu ainda cobrança às prefeituras da Capital e interior.

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a suspensão dos pagamentos do piso salarial da enfermagem até que sejam feitos cálculos sobre as maneiras de financiar a nova lei. O julgamento terminou com o placar de 7 a 4, com o voto final da ministra Rosa Weber.

No último dia 4 de setembro, o ministro Luís Roberto Barroso suspendeu o pagamento do piso da enfermagem. No entendimento do ministro, faltou definir as fontes de custeio do aumento salarial. Ele deu prazo de 60 dias para que Estados, municípios e o governo federal informem os impactos que o texto traz para a situação financeira de cidades e estados, para a empregabilidade dos enfermeiros e para a qualidade do serviço de saúde.

“Na próxima semana teremos diversas paralisações em unidades de saúde para que possamos pressionar o Congresso. Este não é o momento de desistirmos. A categoria está muito mobilizada e esperamos que todos possam compreender o equívoco que foi o voto do ministro Barroso. Seguimos mais unidos e fortes”, ressaltou Enedina Soares, presidenta da Fetamce.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO