A partir de hoje (28), a Fetamce integra o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir/CE) como entidade de “Instituição de Classe”. O secretário de Combate ao Racismo da Federação, Régis Pires, assumiu o posto de suplente na categoria, tendo Kellynia Farias, também diretora da Fetamce, como sua suplente na pasta.
Criado pela Lei nº 15.953/2016, o Coepir/CE é um órgão colegiado de caráter normativo, consultivo e deliberativo composto por representantes do Governo e da Sociedade Civil Organizada, vinculado diretamente à Secretaria da Igualdade Racial, que preside o órgão.
“Participar do Coepir é uma oportunidade fundamental para assegurar que as políticas públicas no Ceará sejam construídas com um olhar atento às necessidades e direitos da população negra, ciganos, quilombolas e povos de terreiro. Estamos aqui para garantir que essas vozes sejam ouvidas e que a igualdade seja mais que uma meta, mas uma realidade”, afirma Régis.
“O Coepir é um espaço estratégico para consolidar a luta por justiça social no nosso estado. A nossa participação visa fortalecer o controle social, assegurando que as políticas públicas sejam orientadas pela equidade e respeito à diversidade, em especial às comunidades historicamente segregadas”, afirma Kellynia.
A presidenta interida da Fetamce, Rosângela Lopes, destacou a importância da participação da Fetamce no Conselho. “Reforçamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É essencial que os trabalhadores e as comunidades vulnerabilizadas tenham voz ativa na definição das políticas que impactam suas vidas, garantindo que a equidade seja um princípio norteador em todas as esferas”.