A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) participou, no último dia 17, do lançamento da Cartilha sobre a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, que aconteceu na sede da OAB/CE. O evento fez parte da programação do Agosto Lilás, mês em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha (lei nº 11.340/06).
A Cartilha é fruto de um projeto realizado pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, em parceria com a Comissão da Mulher Advogada da OAB – Secção Ceará. A publicação representa um instrumento de auxílio para mulheres em situação de risco e/ou de violência doméstica, bem como oportuniza a prestação de um efetivo apoio e aconselhamento jurídico para compreensão de seus próprios direitos e de roteiro para adoção das providências necessárias e urgentes em situação de violência.
A secretária de Igualdade e Diversidade do Sindicato, Francileuda do Nascimento, destacou que esse é um importante instrumento na luta pela transformação da sociedade, com proteção ao direito das mulheres buscado o fim dessa sociedade machista e misógina. Ela aproveitou para dar um recado importante aos homens: “não riam de piadas machistas, não tentem silenciar as mulheres, não as menosprezem, isso vai contribuir para evoluirmos enquanto sociedade”, finalizou.
Representando a Federação no evento, estavam Enedina Soares, presidenta, Socorro Pires, vice-presidenta, e Tereza Angélica Gomes Machado, secretária de aposentados/as e assuntos previdenciários.
Clique aqui para ver a versão digital da Cartilha.