Fetamce participa do Encontro Nacional de Juventude e Formação da CUT

A presidenta da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e secretária de formação da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), Enedina Soares, participou, entre os 24 a 27 de março, do Encontro Nacional de Juventude e Formação da CUT Brasil, a primeira atividade formativa presencial organizada pela Rede Nacional de Formação, em conjunto com o Coletivo Nacional de Juventude.

O evento ocorreu na Praia Grande (SP) e faz parte do projeto “Juventude CUT-DGB”, que tem o apoio da DGB Bildungswerk, instituto de formação e cooperação internacional da DGB. O Ceará estava representando pelo secretário de juventude da CUT-CE, Fernando Marques Ventura.

A secretária Nacional de Juventude da CUT, Cristiana Paiva, disse que é importante que a juventude esteja nos debates do movimento sindical, não só nas ruas. Segundo ela, a juventude trabalhadora também quer discutir política e uma reestruturação do sindicalismo para ampliar a participação dos jovens na luta por um mundo melhor e mais justo.

Enedina Soares destacou a importância da atividade e celebrou o retorno das ações presenciais. “Foi nosso primeiro encontro presencial, após o início da pandemia. Momento de construção coletiva da política de formação da CUT e também de reencontrar gente que faz luta Brasil à fora. E ainda, oportunidade única de se revigorar com a juventude trabalhadora da CUT”, enfatizou a dirigente.

Debates

No primeiro dia do Encontro, foi discutida a estratégia de formação e comunicação. Na oportunidade, além de contar a história das Brigadas Digitais da CUT e seu funcionamento, o secretário de Comunicação da Central, Roni Barbosa apresentou o novo site da Formação, uma página da secretaria dentro do Portal CUT.

“O Portal CUT tem quase um milhão de acesso por mês e uma média de 20 mil acessos diários e é um espaço feito pela classe trabalhadora para a classe trabalhadora. Quando estávamos construindo nossa plataforma a ideia já nasceu para ter todas as estaduais, ramos e secretarias da CUT porque entendemos que juntos somos muito mais fortes”, destaca.

Já para a secretária de Formação da CUT, Rosane Betotti, a página é um presente, não só para a pasta em si, mas para toda a rede Nacional de Formação.

“Já faz um bom tempo que a gente vem construindo um espaço e página da secretaria nacional de Formação dentro do Portal CUT para colocar os conteúdos formativos e hoje a gente pode dizer que temos uma página nossa. A rede nacional de Formação CUTista poderá usar este espaço para mostrar suas ações em todo país”, disse Rosane.

Futuro

O encontro também apontou as primeiras perspectivas da plataforma da classe trabalhadora nas eleições 2022, um dos maiores desafios do ano para o movimento sindical cutista.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO