Fetamce participa do 30º Congresso Mundial da Internacional de Serviços Públicos

A diretoria da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) participa, de 29 de outubro a 03 e novembro, do 30º Congresso Mundial da Internacional de Serviços Públicos (ISP), que acontece em Genebra, na Suíça. A entidade enviou três diretores para o evento da organização sindical mundial que representa 20 milhões de trabalhadores organizados em mais de 700 sindicatos em 154 países e territórios. A caravana da Federação cearense é lidera pela presidenta Enedina Soares, que está acompanhada dos diretores Rafael Fernandes e Socorro Pires.

Durante o encontro, serão trocadas experiências entre os representantes desses países e debatidas estratégias para combater a onda de conservadorismo e neoliberalismo, com redução do estado e corte de direitos trabalhistas, que avançou em diversos países do mundo, nos últimos anos.

O Congresso é realizado a cada cinco anos. Nesta edição, a atividade celebra os 110 anos da Internacional de Serviços Públicos (1907-2017), cuja fundação também aconteceu em Genebra, e traz como tema “O povo acima do lucro”, que também é título do programa de ação 2018/2022. Uma vez aprovado pelos delegados do evento, o documento norteará as atividades e intervenções propostas pela ISP.

Debates

“A luta da ISP não pode ser separada das lutas mais amplas de todos os trabalhadores, ou das lutas pela democracia, direitos humanos e justiça para todos”, diz o texto de introdução do material base do evento, que destaca como ameaças à população mundial contemporânea: o poder corporativo, o aumento das desigualdades, o racismo e a xenofobia. A Internacional de Serviços Públicos evidencia ainda a resisrtência dos trabalhadores do serviço público e dos sindicatos na atual crise global. “Devemos ter uma visão ousada e estar disposto a liderar”, coloca o documento.

Eixos de Trabalho:

– Dotar os meios necessários para criar o mundo que queremos;

– Respeito e dignidade para todos;

– Uma economia mundial justa;

– Direitos sindicais e trabalhistas;

– Luta contra a privatização;

– Fortalecimento setorial.

“Saímos de Fortaleza, no Ceará, com a certeza de que trabalhadores de todo o mundo se reunirão para rejeitar a privatização de nossas vidas, evidenciar as contradições da ideologia das grandes empresas, em meio ao caos criado pelo fracasso dos mercados, para construir alternativas com base no poder das organizações sindicais e lutar pela nossa convicção mais forte: o povo acima do lucro!”, disse Enedina Soares, presidente da Fetamce.

Linguagem visual e luta

A linguagem visual criada para o Congresso da ISP também se apresenta de forma militante, sobretudo neste momento de ataques às artes. Assim, os dois elementos temáticos contemporâneos usados são: o dadaísmo, um movimento artístico suíço que acaba de celebrar o seu centenário; e o construtivismo, uma prática política artística intrinsecamente ligada à primeira revolução dos trabalhadores – que também celebra 100 anos – que louva a arte como ferramenta de mudança social.

Saiba mais sobre a ISP

A ISP é uma federação sindical global dedicada à promoção de serviços públicos de qualidade em qualquer lugar do mundo. A ISP defende os direitos humanos, promove a justiça social e o acesso universal a serviços públicos de qualidade. A Internacional trabalha com o sistema das Nações Unidas e em colaboração com entidades da sociedade civil, sindicatos e outras organizações.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO