Fetamce participa da assinatura de acordo para demarcação de terras indígenas

A Diretoria da Fetamce esteve presente, hoje (1º), na assinatura do acordo de cooperação técnica para futura demarcação de quatro terras indígenas do Ceará: Jenipapo-Kanindé, no município de Aquiraz; Tapeba, no município de Caucaia; Pitaguary, nos municípios de Pacatuba e Maracanaú; e Tremembé de Queimadas, no município de Acaraú.

O acordo foi assinado por meio do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), autarquia independente vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), conjuntamente com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A solenidade, realizada no Terreiro Sagrado Tapeba, no município de Caucaia, também contou com as presenças da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; da senadora Augusta Brito; da presidente da Funai, Joênia Wapichana; da secretária dos povos indígenas, Juliana Alves; do superintendente do Idace, João Alfredo; do prefeito de Caucaia, Vitor Valim; da vereadora de Caucaia e presidenta licenciada da Fetamce, Enedina Soares; entre outras autoridades.

“Precisamos garantir os direitos dos povos originários. A Fetamce sempre apoiou a luta por terras demarcadas e esse termo de cooperação é o início de um importante processo de reparação com os povos indígenas cearenses”, afirma Enedina.

Kellynia Farias, diretora da Fetamce, também celebrou o feito. “Nossa Federação sempre se opôs ao Marco Temporal e a qualquer tipo de ataque aos povos originários. O dia de hoje é, sem dúvidas, histórico”.

Já Karla Bessa, diretora de Meio Ambiente da Fetamce, afirma que esse é mais um passo, também, na preservação dos biomas. “São eles, os povos originários, os principais defensores das florestas. Garantir as terras desses povos é, também, avançar na sustentabilidade e na qualidade de vida das gerações futuras”.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO