Fetamce lança propostas para as eleições e denuncia golpe contra os direitos


A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce) promoveu na manhã da última sexta-feira (12), em Fortaleza, o lançamento da Plataforma para as Eleições Municipais de 2016 “Por Democracia, Justiça e Desenvolvimento nos Municípios Cearenses”.


 


O evento, que recebeu sindicatos de servidores e professores de todo o estado, ficou marcado pelas falas de enfrentamento ao golpe contra a democracia e contra os direitos dos trabalhadores, fortemente ameaçados no Congresso Nacional, sob o comando do presidente ilegítimo Michel Temer (PMDB/SP).


 


“Nossa geração será cobrada, por filhos e netos, sobre como reagimos a estes ataques. Está nas nossas mãos a responsabilidade de escrever essa parte da história. Não temos o direito de não reagir”, afirmou a presidente da Fetamce, Enedina Soares, na abertura do evento, que reuniu também candidatos a prefeito e vereador, convidados a assinarem a carta compromisso com as propostas dos servidores públicos.


 


Um ciclo que se fecha


 


“Estamos diante do desafio de um ciclo que se fecha e de um novo que se abre. Não sabemos que novo ciclo virá, mas temos a certeza da esperança em um tempo de reafirmar a resistência, de barrar a escalada reacionária no nosso país e a retirada de direitos conquistados com muita luta”, disse a presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Vilani Oliveira.


 


“O tempo agora é de luta, de nos armarmos contra o que está vindo contra nós. Estamos vivenciando a verdadeira luta de classes. Por isso, temos de ter lado e o nosso é o dos trabalhadores, contra o grande capital. Temos de ter convicção disso”, conclamou a secretária-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT/CE), Carmem Santiago, secretária de Relações do Trabalho da Confetam.  


 


Enfrentar o desmonte da Democracia


 


Para o magistrado aposentado Inocêncio Uchoa, integrante do movimento Juízes pela Democracia, o país enfrenta um processo de desmonte da democracia e cabe às entidades sindicais mobilizar as bases para intervir neste cenário. “Os sindicatos têm de cumprir a tarefa de apontar que caminho seguir. Vamos descobrir o nosso caminho e ir até o final”, orientou.


 


O juiz trabalhista explica que a defesa da democracia é uma luta civilizatória, assim como é a resistência à retirada de conquistas históricas dos trabalhadores. “Retirar o 13º salário, os direitos previdenciários, a multa de 40% do FGTS por demissão sem justa causa, é inacreditável. A proposta é que o sujeito só possa retirar o FGTS quando se aposentar e que os recursos hoje depositados na Caixa passem para os bancos privados. Eles querem um crime hediondo”, acusou.


 


Inocêncio Uchoa entende que o momento é de resistência democrática e que não há espaço para cansaço ou fadiga. “Para além das grandes manifestações, a resistência também é um trabalho de formiguinha. É o professor em sala de aula, é o servidor na prefeitura, é a panfletagem dentro do ônibus, é o trabalhador no sindicato. A resistência se dá de todas as formas e nas pequenas coisas. O que não podemos é perder a esperança. Se no passado, com tanto poder, a ditadura militar caiu, esse governo golpista vai cair também”, assegurou.  


 


Capital político da esquerda


 


Assessor da Fetamce, Vicente Flávio Belém citou como exemplo de resistência democrática o acúmulo de capital político pela esquerda brasileira, que resultou numa das Constituições mais avançadas do mundo, na construção de um grande partido de trabalhadores, da maior central sindical da América Latina, das Comunidades Eclesiais de Base, do Movimento dos Sem Terra e de educadores como Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Florestan Fernandes.


 


“Mais recentemente a resistência democrática, com todos os percalços, foi maior do que os setores reacionários imaginavam. A luta democrática foi feita”, afirmou Vicente Flávio, se referindo à reação social ao impeachment ilegal da presidente Dilma e a tomada do Palácio do Planalto pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB/SP).


 


Segundo ele, o governo interino entende que o problema do país não é a dívida pública, mas os direitos previstos na Constituição brasileira, que não cabem no orçamento do Estado mínimo de Temer, por isso é preciso alterá-la. Uma das mudanças constitucionais mais caras aos trabalhadores, aponta, é no Capítulo da Seguridade Social, Assistência à Saúde e Previdência.


 


“Eles estão decididos a desmantelar a Previdência Social, o alcance do SUS, para que mais recursos sejam drenados para o rentismo. Querem destruir a CLT, o acúmulo de conquistas de décadas, diminuir o público do Bolsa Família, desatrelar a previdência do salário mínimo. As propostas estão surpreendendo até o mundo conservador e o mundo do trabalho não pode se comportar com se tivesse em tempos normais”, cobra.


 


Denunciar a perseguição


 


Na avaliação da secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT, Graça Costa, o dia 17 de abril, data da aprovação do impeachment na Câmara dos Deputados, foi um marco na história contemporânea do Brasil. “Os sinais são de que vem chumbo grosso contra os trabalhadores, o movimento sindical e os partidos de esquerda”, alertou.


 


Ela citou o fato de ter sido barrada no Congresso Nacional por usar um lenço vermelho com a marca da CUT, o caso da presidente da Confetam, ameaçada de detenção pela Polícia Legislativa por distribuir nos gabinetes cartas contra o desmonte do serviço público, a prisão de jornalistas e de cidadãos que protestaram contra o governo ilegítimo durante os jogos olímpicos. “São sinais de que ditadura pelas Forças Armadas pode ser só uma questão de tempo. A pauta agora é alterar a Constituição para mudar o Estado brasileiro. É pior dez vezes do que foi defendido pelo FHC, tempos em que resistimos heroicamente ”, lembrou.


 


Qual será a nossa reação?


 


Na pauta de maldades, Graça Costa destaca a tramitação célere da PEC 241, que congela o orçamento público por 20 anos, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e o PLP 257, que estabelece um teto para os gastos dos Estados e Distrito Federal, aprovada no Plenário. “Os municípios não vão ter como reajustar salários, nem fazer concursos públicos. As folhas de pagamento serão enxugadas e nós vamos para a demissão, este é o cenário. E qual será a nossa reação?”, questionou.


 


Para a dirigente da CUT Nacional, a prioridade agora é trabalhar a unidade e organizar, com o apoio dos movimentos sociais, o enfrentamento à pauta reacionária do Congresso, que inclui a regulamentação da terceirização sem limites, da prevalência do negociado sobre o legislado, entre diversos projetos nefastos para o povo brasileiro e à Nação, como a venda das estatais e a entrega do Pré-Sal.


 


Carta compromisso


 


A Plataforma contém inúmeras propostas, elaboradas a partir da vivência dos servidores municipais, e aponta eixos prioritários para nortear a elaboração das políticas públicas previstas nos mandatos dos candidatos eventualmente eleitos. São eixos:


  • Compromisso com a Democracia

  • Compromisso com a Cidade

  • Compromisso com a Participação, com os Cidadãos e os Servidores

  • Compromisso com a Transparência

  • e Compromisso com a Justiça Fiscal

O documento foi apresentado a candidatos às Câmaras Municipais e às Prefeituras de todo o estado. Cerca de 100 candidatos firmaram acordo com a carta compromisso com as diretrizes que apontam para a efetiva implantação e o funcionamento regular e dinâmico de uma gestão compartilhada e participativa.


 


VII Marcha


 


A atividade abriu espaço ainda para a convocação da VII Marcha dos Servidores Municipais, que acontece no dia 16 de setembro e tem como tema: Servidores em Luta – Contra o Desmonte dos Municípios e dos Direitos. Na oportunidade, foi lançada a música tema do evento.


 


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO