Encontro alerta para a importância de mobilizar a juventude no meio sindical


Aconteceu no dia 11 de junho a primeira Jornada da Juventude CUT, realizada no Sindicato dos Petroleiros (Sindpetro-RJ), no Rio de Janeiro. A secretária de juventude da Fetamce, Nadja Souza, representou os servidores municipais cearenses na atividade.


O evento, que contou com a participação de jovens sindicalista e jovens de vários movimentos sociais do Brasil, tem caráter formativo e de mobilização. Na pauta do encontro, a resistência da juventude em ingressar no movimento sindical, o que acaba sendo nocivo para o movimento, já que dificulta a renovação dos quadros.


Outro ponto discutido foi a necessidade de construir uma unidade entre a juventude trabalhadora, do movimento estudantil e os jovens ligados a outros movimentos sociais, para que haja mais diálogo com esses grupos, onde se possa ensinar o que é um sindicato e quais são os objetivos do movimento sindical. Tentar despertar o interesse desses grupos para que eles se sintam parte desse sistema, a fim de construir a nova safra da juventude sindical.


As redes sociais, as novas tecnologias também estiveram em voga no encontro, como pontos essenciais de mobilização política dos jovens. Porém não se pode ficar apenas navegando na internet, quando o momento chama para as ruas.


A atual juventude estudantil se transformará nos próximos trabalhadores do Brasil, e estes jovens não podem chegar ao mercado de trabalho com um pensamento tão precarizado.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO