Em Fortaleza, servidores de 146 cidades realizarão marcha pelos Direitos Humanos


Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) realizará no dia 11 de dezembro a V Marcha Estadual do Trabalho Decente, com tema “Não vão calar a nossa voz – Pelo Direito Humano à Liberdade Sindical e Trabalho Digno”. O grupo, que em anos anteriores chegou a quatro mil pessoas, entre trabalhadores do serviço público municipal de 146 cidades do Ceará, movimentos sociais e instituições de fiscalização, percorrerá as ruas do Centro de Fortaleza, a partir das 8 horas, com concentração na Praça dos Mártires – Passeio Público.


O objetivo da V Marcha é a defesa dos direitos humanos, especialmente a efetivação dos direitos econômicas, sociais e culturais dos trabalhadores. A Fetamce quer mobilizar a sociedade, os executivos municipais, estadual e nacional, as instituições de fiscalização e o judiciário para o atendimento do direito ao trabalho e à justa remuneração, a formar e a filiar-se a sindicatos, a um nível de vida adequado, à terra e moradia, à educação, à previdência social, à saúde, entre outros.


Durante o evento, a Federação irá denunciar atos antisindicais e condições indignas de trabalho, proferidos por gestores públicos nos municípios cearenses. Tais violações compõem a Petição Sindical elaborada pela Federação que solicita a apuração de denúncias catalogadas nos municípios, a ser encaminhada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ao Ministério Público Estadual (MP-CE), à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Segundo a presidenta da Fetamce, Enedina Soares, a meta é desencadear um processo novo de democracia, transparência e exercício cívico da cidadania. “Queremos criar condições para evitar maiores danos para a população e os trabalhadores no serviço público municipal. No Ceará, há um histórico de ações lesivas ao Direito Humano. Fatos como assédio moral, homofobia, violência contra a mulher, racismo, grande atraso de salários, ausência de serviços públicos e perseguição aos sindicatos locais não podem continuar”, destaca a sindicalista.


Debate


No período da noite, a Fetamce reunirá as entidades parceiras e servidores em debate, com a realização da IV Jornada do Trabalho Decente, que acontecerá no Auditório da Faculdade Católica de Fortaleza (Rua Tenente Benévolo, 201, Centro – Fortaleza), a partir das 19 horas.


O objetivo é discutir medidas preventivas que assegurem a defesa dos Direitos Humanos, com a criação de Manifesto Político Sindical cobrando um processo novo, que possa evitar maiores danos para a população e para os trabalhadores no serviço público municipal.


A Jornada terá o mesmo tema geral da V Marcha e segue até o dia 12 de dezembro.


:: Serviço:


 V Marcha Estadual do Trabalho Decente


11 de Dezembro (Quinta-feira)


Horário: 8 horas


Concentração: Praça dos Mártires – Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n)


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO