Em Fortaleza, Milton Pomar fala sobre a China e a transformação da economia mundial

Conferência aborda pontos da influência e traça os principais aspectos do grande dragão no mundo, na América Latina e no Brasil

“Made in China 2025: impactos sobre a indústria, empregos e salários no Brasil” é o tema da conferência a ser proferida pelo professor Vladimir Milton Pomar, que estuda a China desde 1984. O evento ocorre na próxima quarta-feira, 08 de agosto, às 18h30, no Teatro do Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 – Benfica). A atividade é aberta a todos e os ingressos estão custando R$ 25 (vinte e cinco reais). Para mais informações ligue para o fone (85) 999070590.

O objetivo do evento é contribuir para uma compreensão mínima sobre o que aconteceu na China a partir de 1980 (quando era a 11ª maior economia mundial, menor do que a da Argentina) e, principalmente, quais são os impactos que a sua expansão acelerada tem causado sobre empregos e salários no Brasil. Busca-se, assim, vislumbrar o que é possível fazer para atenuar os efeitos negativos e maximizar oportunidades.

Aspectos abordados

A geopolítica chinesa na Ásia. O plano “Um Cinturão, Uma Rota” ferroviário e marítimo. Centro-Oeste: um mundo a descobrir. A China como plataforma de exportação para o restante da Ásia. O Planejamento de Estado. A mudança radical na política econômica, a partir do 12º Plano Quinquenal. O 13º Plano Quinquenal. As mudanças para os próximos anos.

As grandes regiões, províncias, regiões autônomas e as principais cidades. Diferenças de renda urbana e rural/regiões/ grandes cidades. Vulnerabilidades ambientais, energéticas e alimentares.

Competitividade, subsídios, vantagens comparativas, logística, escala. Custos de produção, produtividade, margens de lucro. Concorrência estrangeira e competição interna: preços baixos, margens reduzidas e ganhos e riscos de escala. Agressividade comercial. Fraudes nas exportações e importações. Logística: principais portos, ferrovias e rodovias. O mercado consumidor chinês: poder aquisitivo, dimensões, diferenciação, crescimento. Produção e consumo de bens. Demandas de recursos: água, alimentos, energia, minerais. Importações do mundo, América Latina, Brasil. Investimentos no Exterior: Ásia, Austrália, África, América Latina, Europa e EUA.

O comando da política. O Partido Comunista e o Executivo, Legislativo e Judiciário a nível nacional. Legislação trabalhista, fiscal, empresarial: propriedade privada, remessa lucros.

Planos de ações conjuntas dos governos da China e Brasil, de 2010/2014 e de 2012/2021. Investimentos chineses no Brasil. A atuação do empresariado brasileiro, antes e depois de 2004: as comitivas lideradas pelos centros internacionais de negócios das federações das indústrias às feiras de Cantão e outras. As comitivas das federações do comércio. A produção crescente das indústrias brasileiras na China. As importações de bens de capital e matérias-primas por indústrias brasileiras. Agro: exportações e importações. A inundação de produtos chineses em lojas de departamentos.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO