Diretores da FETAMCE são homenageados na AL pela passagem do Dia do Servidor

A Assembleia Legislativa homenageou na tarde da quarta-feira (27/10), no Plenário 13 de Maio, em sessão solene para comemorar o Dia do Servidor Público (28/10), doze servidores que têm destaque no atendimento diário à população e na liderança de suas categorias. A solenidade atendeu a requerimento dos deputados Artur Bruno (PT), Nelson Martins (PT) e Rachel Marques (PT).


Foram homenageados Liduíno Lopes de Brito, da Fazenda Estadual; Francisca Eliane da Silva, da Secretaria de Educação do Município de Redenção; Márcio Roniely de Lima Pinheiro, da Guarda Municipal de Fortaleza; Vladimir de Almeida Pereira, da Justiça Estadual; João Batista Fernandes de Sousa, também da Justiça Estadual e Vera Lúcia Level, da Previdência Social.


Além destes, receberam homenagem também José Valter Alves Saraiva, do município de Piquet Carneiro; o servidor público federal Roberto Luque de Sousa; Ana Maria de Fátima Afonso Braga, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs); Miguel Nóbrega Neto, servidor aposentado do Banco do Nordeste; Rita Maria Galvão de Araújo, servidora estadual, e Maria de Fátima Macedo.


Os homenageados Francisca Eliane da Silva, Vera Lúcia Level, Roberto Luque e Liduíno Lopes de Brito se pronunciaram destacando a importância do serviço público para o bom funcionamento das políticas públicas e reafirmaram a importância de debater seus avanços e necessidades, enquanto representantes das esferas municipal, estadual e federal.


O deputado Nelson Martins afirmou que todas as políticas públicas efetivadas no Estado, nos municípios ou na União são planejadas, elaboradas e executadas pelos servidores públicos. “A qualidade de vida da população depende do trabalho desenvolvido por esta categoria”, disse.


O petista lembrou que, ao longo da história brasileira, a população já viveu fases em que governantes, com o objetivo de reduzir o papel do Estado e facilitar o processo de privatização, procuraram esvaziar o serviço público no Brasil. Porém, para Nelson, apesar de tudo que já se tentou fazer para desvalorizar esta classe, existe hoje o reconhecimento da importância de se ter um Estado fortificado e os servidores públicos contribuem para isto.


O deputado Artur Bruno ressaltou que nem sempre o servidor público foi valorizado como deveria, “e ainda não o é na sua integralidade”. De acordo com ele, é preciso fazer alguns comparativos, pois, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Governo, havia apenas, aproximadamente, 480 mil servidores públicos federais, além de um sucateamento do serviço público no País.


Segundo o parlamentar, nos governos anteriores existia um aumento da terceirização, precarização dos servidores e desvalorização das categorias de serviço público, ou seja, um grande desestímulo à classe. Bruno salientou ainda, que, com Lula, houve concursos públicos praticamente em todas as categorias, mas ainda há uma tentativa “dos chamados neoliberais de colocar a culpa nos servidores pelas mazelas que temos no serviço público”.


Estiveram presentes também à sessão solene o vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro, e o vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio.


Fonte: Fetamce

DEIXE UM COMENTÁRIO