Diretor da Fetamce é homenageado por projeto de pacificação de torcidas e combate ao racismo

O diretor de Combate ao Racismo da Fetamce, Régis Pires, foi homenageado durante Sessão Solene em comemoração ao Dia das Torcidas Organizadas. A cerimônia aconteceu na última segunda-feira (17), na Câmara Municipal de Fortaleza, a partir de requerimento do vereador Márcio Martins. 

Criado pela Lei nº 10.854 de 10 de janeiro de 2019, o Dia das Torcidas Organizadas é celebrado anualmente em 16 de março. A homenagem a Pires é fruto do trabalho que o diretor realiza no contexto da pacificação e do combate ao racismo nas torcidas organizadas na capital cearense.

“Precisamos politizar as torcidas. Estamos tentando, há décadas, qualificar o debate interno entre os membros desses grupos pela perspectiva da transformação social”, afirma Pires, que também é diretor nacional de Combate ao Racismo da Associação Nacional das Torcidas Organizadas do Brasil (ANATORG).

Ele conta que as torcidas organizadas já são o terceiro maior movimento organizado do país. O reconhecimento da Câmara de Fortaleza é resultado do trabalho que ele desenvolve por meio de seminários e participações em eventos onde discute o combate ao racismo em campo. 

“A estrutura do futebol é racista, seja através dos comentários de narradores, seja nas quatro linhas, por meio da afronta vinda das arquibancadas. São gritos e gestos violentos que precisam ser repudiados e problematizados”, analisa.

Pires já chegou a representar o Brasil em um seminário internacional sobre torcidas organizadas na Alemanha. Em terras brasileiras, os seminários produzidos por ele sempre tiveram apoio das secretarias estaduais e municipais de Juventude, visto que cerca de 80% desses coletivos são formados por jovens. 

Desde o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, o investimento nesses eventos cessou. A esperança é que, agora, tais iniciativas sejam retomadas e a proposta de criação de um Dia Nacional das Torcidas Organizadas ganhe força. “Já temos caravanas agendadas para dialogar com parlamentares”, revela. 

 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO