De volta às ruas, servidores municipais do Ceará lançam Campanha Salarial 2022

De volta às ruas, os servidores públicos municipais do Ceará lançaram, em ato público unificado realizado na manhã de ontem, 27, a Campanha Salarial 2022 das diversas categorias do funcionalismo público das cidades cearenses. Os trabalhadores também protestaram contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 32/2020, da “Reforma” Administrativa, que tramita na Câmara dos Deputados.

A mobilização já entra para a história da organização dos trabalhadores do ramo dos municipais, tendo em vista que uniu, pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, os servidores da Capital e do interior. O evento, que aconteceu em frente à sede da Prefeitura de Fortaleza, foi organizado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), que levou para a atividade caravanas de sindicatos de todo o Ceará, pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) e outras por entidades representativas de servidores públicos dos municípios e da União.

“São tempos do verbo esperançar de Paulo Freire. Teremos uma longa e dura jornada pela frente, e é muito bom saber que não estaremos sozinhos e sozinhas nessa caminhada”, registrou Enedina Soares, presidenta da Fetamce, que apresentou, diretamente do trio elétrico para a multidão presente o tema da campanha do próximo ano: “Prefeito, respeite os servidores e as servidoras – Reajuste salarial e valorização já”.

De acordo com a dirigente, a mobilização salarial e por valorização do próximo ciclo se inicia ainda em 2021 pois nestes meses finais são discutidos e aprovados os orçamentos para 2022. Ao mesmo tempo, a classe reivindica que, desde já, sejam atendidos os direitos negados nos últimos meses, como a reposição salarial de pelos menos o percentual da inflação, uma garantia constitucional.

Conforme a Fetamce, o tema escolhido destaca a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores, duramente atacados na atual conjuntura e vítimas de cortes e negativas de diversas garantias fundamentais, como condições dignas de trabalho, reposição das remunerações e cumprimento dos planos de carreiras. “Estamos sendo desrespeitados pela classe política. Somos os trabalhadores essenciais que fazem a sociedade acontecer e merecemos direitos, reajuste e valorização”, finaliza a presidenta.

Por estarem em frente à sede do executivo de Fortaleza, as entidades locais e a Federação tentaram ser recebidas pelo prefeito José Sarto (PDT), para que tentar apresenta a pauta dos servidores da Capital, mas o gestor ignorou o clamor do grande e significativo protesto e não recepcionou a comissão de trabalhadores.

Encontro do Esperançar

Logo após o ato público, a Fetamce reuniu as caravanas de servidores no Encontro do Esperançar. Inspirados nos ensinamentos de Paulo Freire, cujo centenário é celebrado neste ano, os participantes se reencontraram e se confraternizaram.

Esta foi a primeira atividade desta natureza, que se concretiza por conta do refreamento da contaminação por Covid-19 no estado e da vacinação em massa da população. De acordo com os presentes, um momento para celebrar a vida, a resistência e a esperança por dias melhores, com valorização e direitos.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO