CUT realiza o VI Encontro Nacional de Comunicação


 


Nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2013, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), por meio de sua Secretaria Nacional de Comunicação, realizará o VI Encontro Nacional de Comunicação (ENACOM).


O evento reunirá Secretários de Comunicação e profissionais da área das Estaduais da CUT e das Confederações e Federações CUTistas que representam os ramos de atividade econômica.


O objetivo do ENACOM é fortalecer e ampliar a rede de comunicação CUTista e, consequentemente, a nova mídia que se consolida através dos meios criados e difundidos pelos movimentos sociais e por profissionais e intelectuais progressistas.


A luta por um novo marco regulatório das comunicações, a liberdade de internet, o papel da comunicação pública também são temas a serem debatidos no encontro.


Critérios


Participam do encontro Secretários/as de Comunicação das Estaduais e dos Ramos, com direito a 01(um) assessor/a de Comunicação (ou que cumpra esta tarefa) de cada uma dessas entidades, além das Escolas Sindicais, sendo um dirigente e um formador/a.


A CUT cobre hospedagem e alimentação, ficando as passagens aéreas por conta de cada Entidade. A entrada no hotel está liberada a partir das 12h do dia 07/04.


A entidade deverá preencher a ficha de inscrição com os dados dos participantes indicados e enviar para marcosilva@cut.org.br – Setor de eventos até 03 de abril.


Somente poderão participar do Encontro as entidades que estiverem em dia com suas contribuições estatutárias junto à CUT Nacional.


Solicitamos aos participantes que marquem seus retornos para depois das 20h, para melhor aproveitamento dos debates.


PROGRAMAÇÃO


Dia 8/04 – segunda-feira


9h30 – Abertura e Mesa 1: Democratização da comunicação e liberdade de expressão


Convidados:


Paulo Moreira Leite – Jornalistadesde os 17 anos, foi diretor de redação de ÉPOCA e do Diário de S. Paulo. Foi redator chefe da revista Veja, correspondente em Paris e em Washington. É autor de “A Outra História do Mensalão – As contradições de um julgamento político”


Venício Lima – Jornalista e sociólogo, pesquisador visitante no Departamento de Ciência Política da UFMG (2012-2013), professor de Ciência Política e Comunicação da UnB (aposentado) e autor de Política de Comunicações: um Balanço dos Governos Lula (2003-2010), entre outros.


João Brant – Radialista, membro da coordenação do Conselho do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação.


Mediadora:


Rosane Bertotti– Agricultora familiar, socióloga, secretária nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).


12h30 – Intervalo para Almoço


14h00 – Mesa 2: Mídia e Democracia: a relação com os Movimentos Sociais


Convidados:


Luiz Carlos Azenha – Jornalista, blogueiro (“Viomundo”),é diretor geral e conduz o projeto editorial do programa “Nova África”, na TV Brasil. Foi correspondente internacional da Rede Manchete, colaborador da Folha de São Paulo, CNN e Rádio Jovem Pan em São Paulo.


Rodrigo Vianna – Jornalistahá 20 anos, historiador, blogueiro (“O Escrevinhador”) trabalhou na Folha de São Paulo, TV Cultura, TV Globo. Atualmente está na TV Record de São Paulo e Record News.


16h30 – Mesa 3: Liberdade de Expressão na Rede


Convidados:


Sergio Amadeu – Sociólogo e Doutor em Ciência Política, militante do Software Livre,


é professor da pós -graduação da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero. Autor de várias publicações, entre elas – Exclusão Digital: a miséria na era da informação.


Maria da Conceição Oliveira(Maria Frô) –  Blogueira, historiadora, educadora, ativista da educação para igualdade étnico-racial, autora do projeto pedagógico da coleção História em Projetos, entre outros.


18h00 – Mesa 4: Fotografia a serviço dos direitos humanos


Convidado:


João Roberto Ripper – fotógrafo com 35 anos de experiência,é especialista em fotografia documental, social e fotojornalismo. Éfundador da agência-escola Imagens do Povo, criada em 2004, na Maré, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro.


Dia 9/04 – terça-feira


9h30 – Mesa 1: O Papel da Comunicação pública


Convidados:


Laurindo Lalo Leal Filho– Sociólogo e jornalista, é professor de Jornalismo da ECA-USP. É autor, entre outros, de “A TV sob controle – A resposta da sociedade ao poder da televisão” 


Ana Luiza Fleck – Presidenta do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)


ABRAÇO Nacional – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária


12h30 – Intervalo para almoço


14h00 – Mesa 2: O Desafio de construir novas mídias


Convidados


TVT


Rede Brasil Atual


Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé


Brasil de Fato


16h00 – 18h00 – Mesa 3


Construindo a Comunicação da CUT


Financiamento:Quintino Severo – secretário nacional de Administração e Finanças da CUT


Formação em Comunicação:José Celestino Lourenço – secretário nacional de Formação da CUT


Apresentação do Plano Nacional de Comunicação:Rosane Bertotti – secretária nacional de Comunicação da CUT


Noite Cultural– Sarau


Dia 10/04 – quarta-feira


9h00 – Grupos de Trabalho


12h30 – Intervalo para almoço


14h00 – Apresentação grupos


18h00 – Encaminhamentos / Encerramento


Arquivos: 2


Fonte: CUT


Assessoria de Comunicação


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO