CUT promove seminário com jovens trabalhadores para discutir novas tecnologias

Por meio das Secretarias de Juventude, Formação, Comunicação e do Instituto Observatório Social, a CUT realizará na semana que vem três atividades integradas com o objetivo de discutir e deliberar ações ligadas à organização sindical da juventude trabalhadora.


O evento acontece entre os dias 17 e 21 de novembro, no Atlântida Park Hotel, em Atibaia/SP, sendo que nos dois primeiros dias o debate se concentrará no Uso Político das Novas Tecnologias de Informação e Democratização da Comunicação.


Apesar dos indiscutíveis avanços obtidos no último período, através de um modelo de desenvolvimento onde o Estado cumpre cada vez mais o papel de indutor, há temas como o da comunicação que ainda são restritos, encarados como tabu e alvo de preconceitos.


Atualmente, os meios de comunicação de massa hegemônicos produzem e servem-se a mídia do capital e a concretização do discurso das práticas de governos que sustentam a dominação do capital, o ideário neoliberal.


A multiplicação de novas tecnologias e do enorme aparato modernizador aparecem como ferramentas essenciais para romper estas barreiras impostas pelos donos da mídia.


A CUT tem se fortalecido nesta batalha, com a criação da rádioweb e TVweb, potencializando suas redes sociais. “Nossas ferramentas de comunicação integram uma gama de programações que envolvem os trabalhadores e os movimentos sociais tão invisibilizados e reprimidos nos grandes latifúndios midiáticos. Portanto, é fundamental priorizarmos os nossos meios, ampliando este debate sobre organização, formação e estrutura comunicacional, como o que ocorrerá na próxima semana”, destaca Rosane Bertotti, secretária de comunicação da CUT.


A juventude tem sido uma das protagonistas no uso das novas tecnologias como forma de romper o processo imposto pela ditadura midiática, expondo seus desafios e anseios, criando campanhas e mobilizando a sociedade. Exemplo claro foi a campanha pela aprovação da PEC da Juventude, onde os movimentos juvenis realizaram uma grande mobilização que transcendeu a ação nos gabinetes do Senado, ganhando corpo nas páginas das redes sociais.


Essa campanha serviu de base para a organização e fortalecimento da juventude no que diz respeito a importância das redes sociais como forma de mobilização da sociedade em geral. “Esta campanha demonstrou a importância das redes sociais, como o Twitter, o Orkut, as correntes de email, o Facebook e até o Youtube, como formas de ação política de jovens. Atualmente, não é suficiente fazer o trabalho de porta de fábrica e distribuição dos boletins do Sindicato, que permanecem iniciativas fundamentais. Mas a militância atual tem muito mais tarefas no combate frente aos grandes meios de comunicação, que funcionam como verdadeiros partidos. A juventude CUTista está cada vez mais ligada nisso”, enfatiza Rosana Sousa, secretária da Juventude da CUT.


Nos dias seguintes serão realizadas mais duas atividades. O Seminário Nacional do Projeto Promoção da Juventude Sindical, quando serão discutidos a continuidade da estratégia formulada nesse projeto junto à Política Nacional de Formação da CUT, e a reunião do Coletivo Nacional de Juventude da SNJ-CUT, que definirá os encaminhamentos referentes ao calendário do próximo ano.


Programação:


17/11 (quarta-feira)


Seminário sobre Uso Político das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação pela Juventude Sindical

9:00

Mesa: DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Rosane Bertoti – Secretária Nacional de Comunicação da CUT

Raquel Moreno – Articulação Mulher e Mídia

Berenice Mendes – Fórum pela Democratização da Comunicação

Coordenação: Rosana Sousa – Secretária Nacional de Juventude da CUT


14:00

Mesa: REDES SOCIAIS E CIBERATIVISMO

Henrique Antoun – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sérgio Amadeu – Faculdade de Comunicação Cásper Líbero

Renato Rovai – Revista Fórum

Fernando Anitelli – O Teatro Mágico /Movimento Música Para Baixar

Coordenação: Aparecido Donizeti – Instituto Observatório Social


21:00

Confraternização


18/11 (quinta-feira)


09:00 às 18:00

Oficina sobre o uso das redes para ação sindical da juventude


19:00

Bate-papo com Artur Henrique (presidente da CUT)


19/11 (sexta-feira)

Seminário Nacional do Projeto Promoção da Juventude Sindical


09:00

Balanço do projeto “Promoção da juventude Sindical


11:00

Estratégia da Política Nacional de Formação de Dirigentes e as Ações da Juventude

José Celestino – Secretário Nacional de Formação da CUT

Rosana Sousa – Secretária Nacional de Juventude da CUT


15:00

Construção de acordos para execução da estratégia de inserção da juventude na PNFD – trabalho em grupos


18:00

Bate-papo sobre a Semana da Consciência Negra


20/11 (sábado)


09:00

Continuação: apresentação dos grupos e fechamento


11:00

Agenda Nacional do Trabalho Decente para Juventude (ANTDJ)

Agenda atividades de formação 2011


Reunião do Coletivo Nacional de Juventude da SNJ-CUT


14:00

Reunião do Coletivo Nacional de Juventude da SNJ-CUT


21/11 (domingo)


09:00

Reunião do Coletivo Nacional de Juventude da SNJ-CUT


15:00 – retorno aos estados


Fonte: Fetamce

DEIXE UM COMENTÁRIO