Conheça os palestrantes da IX Jornada dos Servidores Municipais do Ceará

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) realiza nos dias 16 e 17 de dezembro, próxima segunda e terça-feira, a IX Jornada dos Servidores Municipais do Ceará, que faz o debate das “As transformações no mundo do trabalho e o futuro das organizações sindicais”. O evento acontece na sede da ADUFC Sindicato – Av. da Universidade, 2346 – Benfica, Fortaleza – CE.

Com programação final fechada, a atividade contará com a participação de representantes do movimento sindical, lideranças locais e nacionais, e especialistas. Os professores da Universidade Federal do Ceará, Newton Albuquerque e Bruno Rocha formam o time de convidados, que, junto à Vilani Oliveira, dirigente máxima da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal – CUT (Confetam/CUT), aprofundam o debate sobre a situação política e econômica do país, neste cenário de redução de direitos e golpes na Democracia. Bruno, que também é presidente da Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc Sindicato), local da atividade, abordará a necessidade de unificação das lutas entre as categorias de servidores municipais, estaduais e federais.

Por sua vez, Graça Costa, agora secretária de organização sindical da Central Única dos Trabalhadores, e Thomaz Ferreira Jensen, economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), estabelecem os parâmetros dos desafios dos sindicatos e propõem estratégias de como as entidades podem se organizar neste Brasil de caça ao direito do trabalho. Este momento será seguido do debate em oficinas.

E a presidente da Fetamce, Enedina Soares, junto do vice-presidente da CUT Ceará, Helder Nogueira, e de Vilani Oliveira, encerra a programação do evento na mesa “Servidores Municipais: Os desafios da estrutura organizativa sindical”.

Programação:

Segunda-feira (16/12):

8h – A conjuntura política e econômica e seus impactos para os servidores e a sociedade
• Vilani de Souza Oliveira
Presidente da Confetam
• Bruno Anderson Matias da Rocha
Presidente da ADUFC
• Newton Albuquerque
Professor de Direito UFC/Unifor

12h às 13h – Almoço

13h30 – Os desafios da organização sindical
• Maria das Graças Costa
Secretária de Organização e Política Sindical da CUT Nacional
• Thomaz Ferreira Jensen
Economista e Técnico do Dieese

  1. Oficina de Organização
  2. Oficina de Formação
  3. Oficina de Sindicalização
  4. Oficina de Trabalho de Base
  5. Oficina de Comunicação

19h – Lançamento da Campanha Salarial 2020: “A esperança tá na rua!”

20h – Confraternização de fim de ano

Terça-feira (17/12):

8h às 11h – Apresentação das oficinas e análise das apresentações

11h30 às 12h30 – Almoço

13h às 15h – Servidores Municipais: Os desafios da estrutura organizativa sindical
• Enedina Soares da Silva
Presidente da Fetamce
• Vilani de Souza Oliveira
Presidente da Confetam
• Helder Nogueira Andrade
Vice-Presidente da CUT Ceará

Atenção! Participam dois representantes por sindicato. As inscrições seguem até hoje, 13 de dezembro, nos canais: (85) 32261788 ou fetamce@fetamce.org.br


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO