Comitê da Campanha no CE realiza Seminário sobre Plano Nacional de Educação

O Movimento “PNE pra Valer” no Ceará, do qual faz parte o Comitê cearense da Campanha Nacional pelo Direito à Educação promoveu no dia 29/8, o seu 4º Seminário no município de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, para discutir o PL 8035/10, que trata sobre o Plano Nacional de Educação para a próxima década.


O evento, realizado em parceria com a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, contou com o apoio da Secretaria de Educação de Maracanaú e de outras entidades do Fórum de discussões do PNE no Ceará.


O Seminário faz parte de um conjunto de sete, que já foram realizadas em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. A proposta é da presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, Deputada Rachel Marques e do Deputado Federal Chico Lopes (PC do B).


Membros do comitê da Campanha entregaram aos parlamentares a Nota Técnica “Por que 7% do PIB para a educação é pouco? Cálculos dos investimentos adicionais necessários para o novo PNE garantir um padrão mínimo de qualidade”. “Todos os presentes se mostraram explicitamente solidários com a reivindicação dos 10% do PIB para a educação”, comentou o coordenador do movimento “PNE pra Valer” e membro do Comitê da Campanha no Ceará, Idevaldo Bodião. Baseados na greve dos professores da rede estadual, outro assunto que também pautou o seminário foi o não cumprimento da lei do piso salarial dos professores.


Dentre os parlamentares presentes estiveram os deputados federais pelo Ceará, Artur Bruno (PT), Chico Lopes (PCdoB) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB), integrantes da Comissão Especial do PNE e as deputadas estaduais Maria Bethrose Fontenele Araújo (PRP) e Fernanda Pessoa (PR).


Estiveram também as assessorias dos deputados Eudes Xavier (PT), José Guimarães (PT) e da deputada estadual Raquel Marques (PT), além da presença do prefeito municipal,Roberto Pessoa, do vice-prefeito, Firmo Camurça, do secretário Municipal de Educação, Marcelo Farias, que também representou a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e do representante da CREDE 1 (divisão da SEDUC/CE, que engloba a gestão de vários dos municípios citados), professor Pedro Henrique Sampaio.


O evento foi realizado no Teatro Cine Dorian Sampaio e contou com a presença de cerca de 250 pessoas, entre representantes de instituições, entidades, sindicados, parlamentares e principalmente técnicos e professores ligados a educação de Maracanaú e municípios vizinhos tais como Pacatuba, Guaiuba, Caucaia, Maracanau e Redenção.
Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO